sexta-feira, 27 de junho de 2014

O MINISTRO E O ASSESSOR. Outro diálogo improvável

"Universidades terão os 30 milhões de euros cortados em excesso “já na semana que vem”"

"Nuno Crato garante verbas para transporte dos alunos cujas escolas vão fechar"

Dá-me licença Sr. Ministro?
Sim, entre e sente-se meu caro Dr. Aparelhista. Qual é o problema?
Sr. Ministro, na verdade são dois problemas. O primeiro, que me parece mais grave, se me permite a avaliação, é ainda a questão das Universidades. Os Reitores não se calam com aquela história dos 30 milhões que foram cortados e ameaçam criar um problema sério, afirmam até que não poderão pagar salários. A imprensa está a dar-lhes uma cobertura injustificada
Isso não é um problema, Dr. Aparelhista, com o tempo e experiência vai aprender a lidar com essas matérias. Qual é o outro problema?
Sr. Ministro, muitas autarquias estão a queixar-se na imprensa de que não têm dinheiro para transportar os alunos das localidades onde residem e cujas escolas fecharam para os Centros Escolares. Sabe como é a imprensa e alguns autarcas, muitos não são compreensivos com a excelência das suas decisões.
Meu caro Dr. Aparelhista, ao fim deste tempo como meu assessor, ainda me surpreende.
Como assim, Sr. Ministro, não estou a entender.
Veja se consegue acompanhar-me. Conforme o programa do Governo e as nossas decisões, impomos um ajustamento no orçamento para o ensino superior. Já sabemos que os Reitores vão protestar, como sabe, alguns não nos são muito próximos. Esticamos mais a corda, eles protestam um pouco mais e, finalmente, anunciamos que afinal o corte não é tão significativo e deixamos mais uns milhões nas mãos deles. Ficam sem possibilidade continuar a protestar, ficam com o dinheiro que reclamam mas, entretanto, já reduzimos substancialmente o orçamento. Compreendeu?
Perfeitamente Sr. Ministro, absolutamente genial. E com as autarquias e o transporte dos alunos?
Afinal não compreendeu Dr. Aparelhista. Adoptamos justamente o mesmo procedimento. Decidimos o encerramento das escolas que entendemos por bem, como verificou pois acompanhou o processo. Já sabíamos que algumas autarquias iriam protestar e encontrar motivos para discordar da bondade das nossas decisões. Como sabe, muitos autarcas não nos são afectos.
Deixamos que eles protestem um pouco porque isso até se torna favorável à decisão que vamos tomar a seguir.
E qual é Sr. Ministro?
Dr. Aparelhista, confesso que por vezes me arrependo de ter aceitado a recomendação para o colocar no meu Gabinete. Você vai mandar um comunicado para a imprensa anunciando que o Ministério fará chegar às autarquias os montantes necessários para o transporte dos alunos. Esta despesa teria sempre que ser realizada mas o mais importante está feito, as escolas estão encerradas.
O Sr. Ministro deixa-me embaraçado, vai desculpar-me, que genialidade!
É por isso que aqui estou.

Sem comentários: