quarta-feira, 18 de junho de 2014

GENIAL. Deixamos que os nossos jovens partam e aliciamos gente de fora mas qualificada

"Portugal prepara reconhecimento rápido de diplomas dos imigrantes"

O Dr. Pedro Lomba volta a insistir na intenção de captar imigrantes qualificados para o nosso país. Para facilitar tal objectivo os processo de reconhecimento das qualificações será agilizado.
Recordo que há já uns meses o Geniozinho Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Génio Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, propôs a atribuição ao Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural a função de aliciar estrangeiros "de elevado potencial" a vir para Portugal, incluindo estudantes e reformados.
É evidente que a vinda de gente qualificada pode ser uma mais valia para nós. No entanto, talvez seja de relembrar que em 2013 terão partido mais de 120 000 pessoas que não percebem um futuro em Portugal e que este movimento migratório continua. Relembrar ainda que, a par da Irlanda, somos o país de onde sai gente com maior qualificação o que exige ainda maior reflexão pelas consequências previsíveis, estimando-se em 100 000 os jovens altamente qualificados, que estão a sair do país, emigrando para outras paragens o que tem um custo brutal, avaliado em cerca de 2 700 milhões de euros, 1,57 % do PIB.
Talvez tenhamos que esquecer essa gente que partiu, se não querem ficar cá, que partam e sejam felizes, como o povo diz, "só faz falta quem está". O futuro está em "aliciar" estrangeiros de "elevado potencial" e capacidade empreendedora ou estudantes e reformados.
É na verdade genial, deixamos que os nossos mais qualificados partam e vamos "aliciar" alguns de fora para vir. E que tal investir nas condições para que se realize por cá o futuro dos que por ausência de esperança e condições partem? Alguns, provavelmente, não voltarão.
Este homem, Pedro Lomba, é um desperdício como Adjunto.

Sem comentários: