segunda-feira, 23 de junho de 2014

A SURPRESA DOS EXAMES MAIS FÁCEIS. Agora o de Biologia

"Exame de Biologia e Geologia foi mais fácil do que se esperava"

"Tal como Português, exame de História do 12.º ano surpreende pela facilidade"

"Afinal, o exame de Português do 9.º ano foi “facílimo”"

"Exame de Filosofia não assustou"

"Média de Português do secundário "vai subir significativamente""

"A única surpresa no exame de Português do 12.º ano foi a facilidade"

"Exame de Física e Química surpreendeu pela positiva"

Como já afirmei logo no início da época de exames, umas médias um bocadinho mais altas vinham mesmo a calhar. Permitiriam aquele discurso em pose de estado com ar de missão cumprida vindo da 5 de Outubro afirmando que os alunos, os professores, as escolas e as famílias "corresponderam" com o seu trabalho ratificando a bondade das medidas de política educativa em curso. Está certo.
A coisa parece mesmo, mesmo, no bom caminho, vamos ver como se segue a época de exames.

3 comentários:

Ana disse...

Para quem é professor e tem de preparar alunos também para estas provas de avaliação externa, este tipo de oscilações/ notícias resulta no descrédito e desânimo total.
É um fado que se parece com a meteorologia: embora se possam fazer previsões, o grau de falibilidade é considerável.
Terei 4 turmas a fazer estas provas no próximo ano lectivo e até tremo de pensar se depois deste pseudo "bodo aos pobres" (enganador em alguns casos), se seguirá o pseudo rigor à Crato, questionando-me até se devo praticar a prova deste ano com os meus alunos, lá para os finais do ano, ou fingir que não existiu, para que eles não me questionem por que insisti tanto no estudo de Camões e de Gil Vicente, por exemplo.

Ana disse...

NOTA: A fiabilidade destes factos é tal que dei logo comigo a pensar na data das eleições legislativas, em 2015, e a tentar descobrir que interesse motivará o Governo na próxima época de exames (para avaliar de que forma afectará o meu trabalho em ano de exame).
Isto não é normal: nem surgir na minha cabeça, nem na prática governativa.

Unknown disse...

Para o ano também deverei ter ano de exame. Ando a pensar se o exame será antes ou depois das eleições ou se já estará feito mesmo que outros já estejam no governo.
A pensar como hei-de explicar aos meus pequenos que à facilidade deste exame pode seguir-se outro exame muito difícil sem entrar em choque com convicções políticas.