segunda-feira, 12 de maio de 2014

PATRIMÓNIO CULTURAL? Isso serve para quê?

"Finanças travam classificação de imóveis do Estado como monumentos nacionais para poderem vendê-los"

A desvalorização e abandono de boa parte do nosso património arquitectónico, a que acresce a enorme quantidade de roubos a que tem estado sujeito desde há muito, são bem o retrato da forma como a cultura e o património cultural têm sido cuidados nos últimos tempos, sendo que no contexto da actual crise e em nome, tinha que ser, da austeridade, a situação tem-se agudizado severamente.
A forma negligente como (des)cuidamos do nosso património não pode ser justificada, exclusivamente, pela crise e falta de meios. A questão central remete mais para as medidas de política e para as prioridades definidas do que para os meios de que se dispõe. O património cuidado, restaurado pode ser uma fonte de receita após o financiamento da recuperação e restauro ou apenas de manutenção. O próprio restauro e manutenção é gerador de emprego e o mecenato bem enquadrado pode constituir-se como fonte de captura de meios que possibilitem mais e melhor intervenção.
Grave mesmo é assistir sem sobressaltos ao desaparecimento do nosso património e à perda de bens, muitas vezes de altíssimo valor.

Sem comentários: