quarta-feira, 21 de maio de 2014

GÁS E ELECTRICIDADE, BENS DE LUXO

Portugal está entre os países europeus com os preços da energia mais altos

A propósito dos preços que pagamos pela energia, gás e electricidade, recordo uma notável afirmação do Dr. Mexia em 2013 referindo que os preços da eletricidade em Portugal estavam abaixo da média da União Europeia o que na altura já contrariava a informação do EUROSTAT. O Dr. Mexia, de forma absolutamente despudorada, dizia que a electricidade é mais barata do que na média na UE se não se tiver “em consideração os impostos”. O argumento é notável pois, como todos sabemos,  as famílias pagam a electricidade antes de impostos. Parece que terá feito esta afirmação sem se rir.
Ainda a propósito dos preços altíssimos que pagamos por electricidade e gás, também é de  recordar as centenas de milhões de euros em rendas que nós, quem mais havia de ser,  pagamos às operadoras. Lembro que a tentativa de alterar este cenário já custou a saída de um Secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, durante o ano que passou.
Por outro lado, é também importante não esquecer que os interesses dos nossos amigos chineses, que tanto nos ajudam comprando as nossas empresas, têm de ser acautelados, sempre fomos um povo, o melhor do mundo, que acolheu bem as pessoas de fora e os seus interesses.
É verdade que existem milhões de portugueses a passar por enormes e devastadores problemas, muita gente a entrar em incumprimento ou com dificuldades extremas para assegurar o cumprimento de pagamento das facturas de bens essenciais como electricidade, gás e água, mas trata-se, evidentemente, de gente que vivia acima das suas possibilidades e que agora vive, manifestamente, abaixo das suas necessidades.
É assim a vida, como diz o geniozinho Moedas só depois de um choque é que percebemos as coisas.

Sem comentários: