domingo, 25 de maio de 2014

DELÍCIAS DA GASTRONOMIA TRADICIONAL ALENTEJANA

Enquanto não sabemos o valor atingido pelo partido vencedor das eleições europeias, o da abstenção, deixem que partilhe convosco algo que me parece muito interessante.
De passagem por uma terra alentejana, bonita como todas, fui presenteado com um livro de "Receitas Tradicionais" da terra. A obra foi editada pela Câmara Municipal e pretende, julgo, divulgar o que de tradicional a gastronomia da região tem para oferecer.
Dado que sou um "fanático" pela cozinha do Alentejo, sobretudo na utilização de plantas  e ervas aromáticas que são próprias da região como catacuzes, carrasquinhas ou hortelã-da-ribeira, entre muitas outras, de imediato fui à procura de inspiração para novos sabores ou novas fabricações para sabores conhecidos.
Confesso que aprendi mais do que esperava. Só para vos aguçar o apetite algumas referências a sabores bem tradicionais do Alentejo.
Uma primeira nota para a recorrente sugestão do recurso a caldos Knorr que, como é sabido, sempre foram algo de tipicamente alentejano e não existirão pratos de carne que não devam beneficiar deste extraordinário produto das terras do sul.
Fiquei verdadeiramente fascinado por uma receita que nas minhas deambulações pelo Alentejo nunca tinha tomado conhecimento "Massa chinesa com perú".  Por estranho que possa parecer somos informados que é feita com "mistura chinesa" e "massa chinesa". No livro e para evitar que procuremos pelos campos alentejanos a "mistura chinesa" é dito que se pode encontrar "em qualquer hipermercado", do Alentejo, presumo.
Numa terra com excelentes variedades de tomate registei a sugestão de utilizar "1 lata de tomate". Bom, espero, pelo menos que possa ser fabricada no Alentejo.
Fiquei verdadeiramente com alentejaníssimo "Batido sem álcool"  elaborado com dois dos mais conhecidos sabores do Alentejo profundo, o maracujá e o "refrigerante de guaraná". Sem comentários, é juntarmo-nos à comunidade imensa de alentejanos que não dispensa o seu tradicional batido com maracujá e refrigerante de maracujá.
Não resisto à reinvenção de um outro prato tipicamente alentejano, "Cannelonis com espinafres", que não existe família alentejana que não o execute em alturas de comemoração do que manda a tradição.
Uma referência ainda para a utilização dos conhecidos queijos alentejanos "mozarella" e "emmental" que  tornam um pão recheado com linguiça divinal.
As sugestões de receitas tradicionais incluem ainda, não podia deixar de ser dadas as suas profundas raízes alentejanas, uma "Quiche de legumes e bacon" e a cereja em cima do bolo, estamos a falar de gastronomia, um prato que se sugere que seja confeccionado em louça tipicamente alentejana, "Pescada no pirex". Como é evidente, é pena já existirem no Alentejo poucos artesãos dedicados ao pirex, o sabor dos pratos cozinhados nesta louça do Alentejo são algo de inigualável.

Dada a riqueza e a dimensão tradicional das sugestões fiquei ainda mais rendido aos verdadeiros sabores do Alentejo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai ai ai... aventuro-me a desejar que a terra/ município não seja aquela onde deliciosamente o ouvi na sexta feira passada falar de (falta de) motivação... :-(

Unknown disse...

É de facto maravilhoso, que obra de relevante valor gastronômico que lhe foi oferecida, o vínculo com tudo o que é tradicionalmente conhecido do Nosso Alentejo está patente em cada ingrediente, em cada receita, e como é evidente o cozinhar em pirex não poderia faltar.

Obrigado por mais está maravilhosa partilha.

Ps. Já me ri um bom bocado......