terça-feira, 25 de março de 2014

PREPARAR AS CRIANÇAS PORTUGUESAS PARA 2020

 

Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber onde e como vão os professores do 1º ciclo encontrar “soluções criativas” para lidar com os desafios da educação para o 2020 identificadas por Diogo Simões Pereira no seu artigo no Público.
Apesar dele afirmar que o MEC já “incorporou” a “relevância estratégica” das escolas do 1º ciclo, não vejo muito bem como é que tal relevância será operacionalizada com turmas até 26 alunos, com falta de recursos e apoios, com as metas curriculares estabelecidas, 72 objectivos e 323 descritores para Matemática e de 177 objectivos e 703 descritores para Português que transformam o ensino se transforme na gestão de uma espécie de "check list" das metas estabelecidas implicando a impossibilidade de acomodar as diferenças, óbvias, entre os alunos, os seus ritmos de aprendizagem o que culminará, antecipa-se, com a realização de exames todos os anos.
Cito Marçal Grilo numa entrevista recente, "Mas lembro que na escola há três áreas fundamentais: os conhecimentos de base, os comportamentos e atitudes e a área dos valores. Nos valores, há imenso a fazer, se há algo que o país e o mundo perderam, foi a ética, parece varrida do comportamento das pessoas. Em Portugal, há hoje uma ideia de que o que é legal é ético, quando há coisas que sendo legais não são éticas! Não são legítimas, ponto! Não se devem fazer, mesmo sendo legais. Longe de mim desprezar os conhecimentos de base, já falei do grande orgulho na minha formação de engenheiro, com Matemática, Física, Química, estruturas, resistência dos materiais, etc. Sucede porém que a escola não é só isto. E é aqui que eu penso que o ministro não tem sabido mobilizar os professores, os alunos e os pais para a ideia de que há mais vida para além do que se estuda nos livros para responder nos exames e satisfazer os testes internacionais."

Trata-se, na verdade, de uma outra visão da educação e da escola que Nuno Crato e seguidores não irão compreender, nunca.

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