sábado, 15 de março de 2014

A AMOREIRA TRONCHADA

Para hoje, para além de passar os pomares com o escarificador para tirar a erva que estes dias criadores depois de muita água fazem crescer, a lida aqui no Monte previa a poda da amoreira grande.
Esta amoreira faz parte de uma sociedade cooperativa que temos estabelecida. Nós cuidamos das árvores e os pássaros, designadamente, os melros, comem a fruta. As amoras e os figos são o prato favorito.
Assim sendo, o Mestre Marrafa e eu fomos de opinião que este ano seria melhor "tronchar" amoreira, isto é, a poda deveria ser grande. É uma árvore que rebenta depressa e não era grave este ano termos menos amoras para o doce.
Preparados para a tarefa, voltei a ser supreendido pela eficácia do Mestre Marrafa e o seu jeito de pássaro, parece um melro, em cima da árvore, de motosserra em punho e ... vá de tronchar.
Quando lhe pergunto como é que aos 73 faz este trabalho com esta facilidade, olha meio surpreendido para mim com os olhos pequenos a brilhar e diz ... "é fácil corto uns paus e deixo outros, o que se quer é que a árvore fique com uma roda bonita".
E vai ficar, tenho  a certeza. Tal como fica bem este pássaro em cima da amoreira.


2 comentários:

não sei quem sou... disse...

Contrato o Mestre Marrafa para "TRONCHAR" o palco político,económico,financeiro e jurídico Português. Existem muitos pássaros obesos a enriquecerem á custa do povo.


VIVA!

não sei quem sou... disse...

ERRATA

Em vez de "JURÌDICO" eu queria escrever "JUDÍCIAL".


VIVA!