terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SEGURANÇA INFANTIL. Não, os acidentes não acontecem só aos outros

A segurança infantil é uma matéria que deve estar de forma permanente na agenda de preocupações da qualquer comunidade.
O estudo do ACP sobre o transporte de crianças pequenas nos automóveis familiares e as cenas a que com alguma regularidade assistimos mostram o que está por fazer em matéria de informação e boas práticas. Nesta matéria, o transporte rodoviário de crianças, chamava ainda a atenção para as condições de segurança em que por vezes são transportadas em autocarros ou carrinhas de passageiros sob a responsabilidade de instituições.
Continuamos a ser um dos países com taxas mais elevados de acidentes domésticos envolvendo crianças, sendo que os acidentes rodoviários são a maior causa de morte entre crianças e adolescentes.
Neste cenário todas as iniciativas promotoras de protecção e de segurança dos miúdos são, por princípio, positivas embora me pareça, como sempre, necessário usar de algum bom senso e evitar excessos de zelo que também não são positivos, ainda que em matéria de segurança infantil o excesso seja melhor que o defeito.
Aliás, parece-me importante registar que num tempo em que os discursos e as práticas sobre a protecção da criança estão sempre presentes,  também se verifica um número altíssimo de acidentes o que parece paradoxal. Por um lado, em muitas circunstâncias diárias protegemos as crianças de forma que, do meu ponto de vista, me parece excessiva face às suas necessidades de autonomia e desenvolvimento e, por outro lado e em muitas outras situações, adoptamos atitudes e comportamentos altamente negligentes e facilitadoras de acidentes que, por vezes, têm consequências trágicas.
E não vale a pena pensar que os problemas só acontecem aos outros.

Sem comentários: