segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

Sendo hoje Dia de Reis e conforme alguma imprensa recorda, cumpre-se uma das tradições mais interessantes que conheço. Lá para as terras bonitas de Mirandela, na aldeia de Vale de Salgueiro, é dia de promover o fumo entre a criançada, isso mesmo, as crianças são convidadas a fumar umas cigarradas. Este incentivo advém, evidentemente, dos mais velhos. Lembro-me de uma reportagem televisiva num dos últimos anos ter mostrado um gaiato de 8 anos que já tinha fumado 23 cigarros enquanto se ouviam pais e avós entusiasmados com as performances dos “piquenos” e, estranhamente, uma mãe afirmou ter começado assim e ficado fumadora. No JN de hoje uma criança de 10 anos avisava que "ia fumar um maço inteiro" enquanto passeava pela aldeia com um grupo de "fumadores" da sua idade todos de cigarro na mão. Tradicional e entusiasmante.
No sentido de aumentar o zelo com que se deve cuidar as heranças que o nosso povo deve manter, sugiro que, entre outras tradições, considerem a hipótese de manter a discriminação de género pois o lugar da mulher é em casa e, se trabalhar fora, deve ganhar menos, é a tradição. O trabalho em casa deve ser também realizado pelas mulheres porque os homens tradicionalmente não lhe tocam. Para que a tradição seja o que era, uma “carga de porrada” na mulher e nos filhos de vez em quando é bom para que não se esqueçam de quem manda. Deve trabalhar-se de sol a sol e sem direitos como é de tradição. ~
Para bem cuidar da criançada neste tempo de frio, a tradição determina umas sopinhas de cavalo cansado que aquecem que é uma beleza. Se houver alguma dificuldade na escola teremos as tradicionais orelhas de burro ou umas reguadas com a "menina de cinco olhos", já em desuso vá lá saber-se porquê.
Finalmente, a miudagem deve começar a trabalhar de bem pequeno, 12 ou 12 anos no máximo, porque a tradição deve manter-se e um dinheirinho a mais dá sempre jeito para mais umas litradas para aquecimento e uns macitos de tabaco para alimentar a tradição deste bom povo português.
Temos que cultivar as nossas tradições.

1 comentário:

Unknown disse...

não se esqueça das tradições, em que os sr.s professores passam pelos seus alunos, e até fumam junto deles à porta das escolas, sem escreverem uma palavra sobre tal em blogues e afins...