sábado, 28 de dezembro de 2013

NOTÍCIAS, DIZEM

Aqui no Meu Alentejo, com a quentura do lume e o aconchego de umas couves aqui do monte com bacalhau, achei por bem ouvir o Telejornal.
Do que respeita a Portugal fiquei verdadeiramente impressionado com algumas das peças.
Passaram uma reportagem feita na zona de Montalegre porque tinha nevado. A sério, nevou lá para as lindas terras de Montalegre em finais de Dezembro, algo que efectivamente é uma notícia. Na peça, os habitantes ouvidos, alguns "este senhor" e algumas "esta senhora" sempre presentes nos directos, referiram a normalidade do tempo e os bombeiros referiram também a normalidade da situação  e das condições de circulação e funcionamento. Fiquei um pouco perplexo com o trabalho mas registei, nevou em Montalegre, em Dezembro.
Tivemos também uma viagem sobre as propostas de comemoração da passagem de ano que se aproxima. Da Serra da Estrela ao Algarve vários "vendedores" apresentaram a sua oferta. Para todos os preços sempre com uma característica sublinhada muito fortemente, a diversão está garantida. Os "vendedores", eles próprios, mostravam um ar extremamente "feliz" o que me deixou tranquilo, só pessoas felizes e divertidas podem vender felicidade e diversão a preços diversificados e com fogo de vista incluído, muito fogo de vista, como sempre.
Demos ainda um salto à festa das promoções e dos saldos que também oferecem a felicidade a preços de ocasião, com descontos mesmo grandes. Vários "este senhor" e várias "esta senhora" mostraram em animados depoimentos como é compensador e muito actrativo uma viagem, algumas bem compridas, até uma grande superfície comercial para ser feliz, a preço de saldo, o que é uma tentação, obviamente.
Finalmente, suponho que com toda a intenção, surge uma peça em que se abordou a depressão da festa, um quadro clíncio que deixa as pessoas um bocado em baixo durante as festas. Uma psicóloga explicou muito bem todo o quadro e eu fiquei preocupado. Eu próprio estava ver estas peças televisivas sobre as festas e sobre a extraordinária situação da neve que caiu em Montalegre num dia de Dezembro e já não me estava a sentir nada bem.
Felizmente o Telejornal regressou à normalidade, umas guerras, umas bombas, umas manifestações com violência, uns desastres, enfim, as coisas do costume.
Agora vou pegar num copinho de aguardente com alfarroba que me vai ajudar a recuperar.
Fiquem bem.

Sem comentários: