sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O CLIMA NÃO ESTÁ NADA BEM

O Relatório da ONU agora conhecido sobre as alterações climáticas reconhece a gravidade da situação, em particular no que respeita aos efeitos do aquecimento global, acentuando também a responsabilidade da actividade humana por este cenário preocupante.
Os dados conhecidos, sendo um forte motivo de inquietação, não serão uma surpresa.
A maioria de nós sente como o clima não está bem, são recorrentes as queixas sobre alterações no clima, nos climas, e sabemos tão bem que a responsabilidade é dos homens, como sabemos da irresponsabilidade com que o fazem.
O clima das escolas está longe de ser o mais favorável ao bom andamento do trabalho de professores, alunos e pais.
O clima na saúde também não atravessa melhores dias com queixas e dificuldades de natureza variada.
O clima político é de uma turbulência que impressiona o que acaba por criar turbulência na economia e nos mercados.
Todo este cenário tem implicações severas no clima das famílias com níveis de desemprego devastadores e com dificuldades sociais gravíssimas.
Finalmente, expressa-se a preocupação séria e justificada com o aquecimento global e não damos a devida atenção a um fenómeno de natureza contrária, o arrefecimento global na relação entre as pessoas. Parece razoavelmente claro que as relações interpessoais, estão mais frias, mais distantes apesar dos milhares de “amigos” nas redes sociais. Cada vez mais parecemos condomínios de uma pessoa só.

Sem comentários: