segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UM DIA ACABO COM TUDO

Com excessiva frequência vão acontecendo tragédias como a que vitimou agora a menina britânica, Hannah, de 14 anos que se suicidou após algum tempo a sofrer de cyberbullying através das redes sociais.
Umas notas sobre este universo, o bullying nas suas diversas formas, incluindo o emergente cyberbullying, fenómeno que assume na generalidade dos países taxas de ocorrência muito significativas e preocupantes.
São frequentes os relatos na imprensa sobre situações de bullying nas nossas escolas, por vezes com situações de sofrimento particularmente graves levando, no limite, a tragédias como a de Hannah deu fim à sua narrativa após algum tempo de tormento.
Felizmente que os casos de bullying nas suas diversas formas não terminam todos nesta tragédia, mas são sempre um drama com enorme potencial de risco.
Assim sendo e dada a frequência com que ocorrem estes episódios é imprescindível que lhes dediquemos atenção ajustada, nem sobrevalorizando o que promove insegurança e ansiedade, nem desvalorizando negligenciando riscos e sofrimento.
Neste universo importa considerar dois eixos fundamentais de intervenção por demais conhecidos, a prevenção e a intervenção depois dos problemas ocorrerem. Esta intervenção pode, por sua vez e de forma simplista, assumir uma componente mais de apoio e correcção ou repressão e punição, sendo que podem coexistir.
Com alguma demagogia e ligeireza a propósito do bullying, as vozes a clamar por castigo têm do meu ponto de vista falado mais alto que as vozes que reclamam por dispositivos de prevenção, intervenção e apoio para além da óbvia punição, quando for caso disso.
Relembro que o Portal sobre o bullying teve durante o seu primeiro ano de funcionamento cerca de 650 000 visitas e respondeu a 700 solicitações.
Esta utilização mostra a necessidade de dispositivos de apoio e orientação absolutamente fundamentais para que pais, professores e alunos possam obter informação e apoio. Lamentavelmente, este serviço é exterior às escolas e ilustra a falta de resposta estruturada e global do sistema educativo, para além das insuficiências na formação de técnicos e de professores sobre esta complexa questão, desde logo para o seu reconhecimento. A definição de dispositivos de apoio sediados nas escolas, com recursos qualificados e suficientes é, a par de ajustamentos nos modelos de organização e funcionamento das escolas e de uma séria reestruturação curricular, uma tarefa urgente.
Do meu ponto de vista, o argumento custos não é aceitável porque as consequências de não mudar são incomparavelmente mais caras. Depois das ocorrências torna-se sempre mais fácil dizer qualquer coisa mas é necessário. Muitas crianças e adolescentes evidenciam no seu dia a dia sinais de mal-estar a que, por vezes, não damos atenção, seja em casa, ou na escola, espaço onde passam um tempo enorme. Estes sinais não podem, não devem, ser ignorados ou desvalorizados.
O resultado pode ser trágico. A Hannah, a menina britânica, tal como muitas outras, descansou da única forma que não podia e não devia.

Sem comentários: