terça-feira, 13 de agosto de 2013

O FIM DO ANONIMATO NOS COMENTÁRIOS ON-LINE. Algumas notas

Depois de em 2011 ter criado um dispositivo de leitura prévia dos comentários on-line na sua página, o Público decidiu agora não aceitar comentários anónimos.
Propositadamente, estou a escrever estas notas sem ter lido eventuais comentários on-line a esta decisão do jornal.
Algumas notas enquadrando as duas decisões ainda que espaçadas no tempo.
Em primeiro lugar e como é óbvio, fazer um exame prévio e decidir sobre a divulgação é a instituição de um dispositivo de censura. Deste ponto de vista é, no mínimo, discutível se a censura a um comentário não colide com um direito, a liberdade de opinião. Entendo que o risco pode estar presente e que temos que ser cautelosos na gestão e transparência dos critérios que são utilizados na avaliação sendo que com alguma frequência surgem referência de leitores a comentários alegadamente não aprovados, censurados.
Por outro lado, como frequentador habitual da imprensa on-line, blogger e participante na emissão de opiniões e comentários que me parecem enriquecedores da participação e reflexão cívicas, sinto-me diariamente embaraçado com a alarvidade, a boçalidade e a ausência de qualquer conjunto de princípios básicos de tolerância e capacidade de discussão evidenciadas em muitas das participações em todos os órgãos de comunicação. O insulto eticamente obsceno, a ignorância, o sectarismo cego mostram o lado pior de alguns nós.
No que respeita à decisão de agora relativa à eliminação do anonimato subscrevo-a. A utilização sistemática do anonimato ou do “nick” que mascara identidades, tornam “corajosos” meia dúzia, um pouco mais, de terroristas verbais que nas mais das vezes nem resposta merecem. Confesso que até mais do que o conteúdo dos comentários me embaraça o recurso ao anonimato na troca de opiniões e ideias.
É verdade e justo que se diga que a maioria dos comentários expressa de forma séria, opiniões, juízos, ideias, etc. que justamente por isso mais dificuldade tenho em entender que esses comentários sejam "anónimos".
Neste contexto, entendo as decisões do Público. No entanto, importa estar permanentemente  atentos aos critérios de decisão sobre a publicação ou não dos comentários e, sobretudo, que esses critérios não se coloquem ao serviço de outras agendas ou interesses.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu claramente deixarei de comentar o Público. Acho o registo uma pré-forma de censura e enformando um certo paternalismo. A boçalidade não advém do anonimato e vice-versa.

Enfim, andamos como é habitual a discutir assumptos laterais e a tapar o sol com uma peneira.

Unknown disse...

Não creio que ninguém sério e com ideias para partilhar e discutir em comunidade estará satisfeito em ver-se no meio da boçalidade, da asneira, da ignorância e simplesmente dos profissionais do anonimato! Só este facto permite isso. Não creio que a sua debandada faça alguma mossa, pelo contrário, é uma higienização...

Anónimo disse...

Tenho muita pena, mas a razão não vos assiste. Não terá sido a boçalidade que assustou alguém... Pois com essa há séculos que neste país à beira-mar plantado se convive bem...