quarta-feira, 17 de julho de 2013

PSICOLOGIA EM OUTSOURCING

Segundo a Ordem dos Psicólogos seriam necessários mais 750 profissionais para, em conjunto com os já existentes, suprirem as carências do sistema educativo no que respeita à intervenção destes profissionais.
Desde 1999 que não contratados psicólogos em regime permanente para as escolas portuguesas. Existe um número, perto de 200, que são anualmente contratados, muitas vezes com atrasos, o que implica óbvias consequências em termos de instabilidade, suficiência e qualidade.
O número avançado pela Ordem radica na utilização de um rácio, um profissional por cada mil alunos, que está ainda acima do cenário existente em muitos países que usam rácios mais baixos. Conheço muitas situações em que existe, quando existe, um psicólogo para um agrupamento com várias escolas e que envolve um universo de 3000 alunos ou mais. Como em vários outros campos, é um fingimento de resposta.
Nos últimos tempos e nesta matéria tem-se verificado que o MEC tem permitido que as escolas contratem a prestação de serviços educativos a realizar aos seus alunos, a empresas, naturalmente, exteriores à escola que, aliás, têm florescido. Estes serviços envolvem trabalho de psicólogos bem como de outros técnicos, por exemplo terapeutas, e desempenham funções em diferentes áreas de trabalho da escola.
Esta contratação de serviços de psicologia, ao abrigo de Programas Operacionais visa cito exemplos, “mudanças comportamentais dos alunos”, “melhoria de atitudes face às tarefas escolares”, pretendendo-se o “sucesso educativo”. É delirante.
Não quero, nem devo, discutir aqui a natureza específica, quer em termos de adequação, quer de qualidade da intervenção dos técnicos, designadamente na área da psicologia. A minha questão é o modelo que a suporta e os recursos necessários. A situação existente assume um modelo errado, ineficaz, independentemente do esforço e competência dos profissionais envolvidos. Trata-se, também aqui, de mais uma entrega de serviço público aos mercados.
Como é que se pode esperar que alguém de fora da escola, fora da equipa, técnica e docente, fora dos circuitos e processos de envolvimento, planeamento e intervenção desenvolva um trabalho consistente, integrado e bem sucedido com os alunos e demais elementos da escola?
Das duas uma, ou se entende que os psicólogos sobretudo, mas não só, os que possuem formação na área da psicologia da educação podem ser úteis nas escolas como suporte a dificuldades de alunos, professores e pais, em diversos áreas, não substituindo ninguém, mas providenciando contributos específicos para os processos educativos e, portanto, devem fazer parte das equipas das escolas, base evidentemente necessária ao sucesso da sua intervenção, ou então, existirá quem assim pense no próprio MEC (veja-se o atraso na colocação dos poucos que o sistema tem), os psicólogos não servem para coisa nenhuma, só atrapalham e, portanto, não são necessários. Este entendimento contraria o que a experiência e o conhecimento da realidade de outros países aconselha.
A situação aceite e promovida pelo MEC parece-me, no mínimo, um enorme equívoco, que, além de correr sérios riscos de eficácia e ser um, mais um, desperdício (apesar do empenho e competência que os técnicos possam emprestar à sua intervenção), tem ainda o efeito colateral de alimentar uma percepção errada do trabalho dos psicólogos nas escolas.
No entanto, a reflexão sobre este trabalho merecia um outro espaço e oportunidade.
Apenas a nota final de que psicologia da educação com qualidade e utilidade e “outsourcing” não me parecem ideias compatíveis. No entanto, nos tempos que correm, a retórica centra-se na qualidade, no rigor e na excelência, enquanto a prática é dirigida para o corte de recursos e meios e a normalização de processos em que apenas sobrevivem os mais aptos.  

2 comentários:

Tiago Cabeçadas disse...

Infelizmente, os poucos psicólogos que encontramos nas escolas têm uma área de intervenção muito limitada, encontram-se demasiado afastados dos alunos, pois são vistos apenas como um acessório. Como faz notar, falta o trabalho em equipa, dentro da própria escola, e uma visão de que psicologia, mais do que "corrigir comportamentos", pode contribuir para uma escola e uma pedagogia mais saudáveis.

Zé Morgado disse...

De acordo