quarta-feira, 31 de julho de 2013

O BRIEFING DA CENTRAL DE INFORMAÇÃO

Retomou-se hoje a realização do briefing do Governo com a comunicação social. O briefing diário, uma modernice nunca vista por estas terras é da responsabilidade do geniozinho Poiares Maduro e é assegurado pelo geniozinho ajudante, o Dr. Lomba. A ideia, parece, é melhorar o nível de comunicação do Governo que muitos opinadores, politólogos e outros palpitólogos têm referido como sendo um problema. Ao assistir hoje à prestação patética do Dr. Lomba, creio que vai continuar a existir um problema de comunicação.
Entretanto, o Dr. Lomba informou que na época de Verão o briefing não será diário mas bi-semanal. Parece-me bem, a silly season, não merece mais e a narrativa dos "swaps" vai entrar em acalmia.
No entanto, devo confessar a minha perplexidade pela suspensão dos briefings nos conturbados últimos tempos, justamente quando mais necessária parecia ser a informação.
Talvez a ideia do briefing seja exactamente essa, esvaziar a informação, torná-la "simpática" por assim dizer.
É na verdade uma mudança substantiva face ao tempo em que o “Dr.” Relvas tutelava a informação. Tudo era mais discreto, a informação circulava nas Lojas e nos telemóveis certos, ainda que em situações mais aflitivas um telefonema e uma "pressãozinha" para algum jornalista mais rebelde fosse necessário.
A agora passaremos a ter um briefing diário, depois da "rentrée",  com a disponibilização da informação para os jornalistas a cargo do Dr. Lomba. Fica assim mais organizado o trabalho de “soprar” para as redacções a informação amiga no tempo oportuno, tentação de todos os tempos e de todos os governos, embora possa esbater o papel fundamental dos “assessores” de imprensa dos gabinetes ministeriais e minimizar a promiscuidade que se verifica na circulação de muitos jornalistas entre as redacções e os gabinetes políticos num esforço enorme de garantir a melhor informação.
Com o briefing diário a comunicação andará mais controlada e evitar-se-á a sempre desagradável confusão e equívocos com declarações políticas que frequentemente têm acontecido e que são origem de alguns embaraços.
Nada como uma central de informação.

Sem comentários: