sábado, 13 de julho de 2013

O AR TAMBÉM É CONDICIONADO

Vivemos num país completamente condicionado a factores de natureza extremamente diversificada.
Vivemos condicionados por uma política imposta por uma entidade estrangeira que, em nome dos mercados e com a despudorada designação de "programa de assistência," nos transformou a vida num inferno que, dizem, é a antecâmara da salvação que não se vislumbra,
Vivemos condicionados por um conjunto de lideranças políticas que colocam os interesses da partidocracia acima dos interesses e bem estar das pessoas.
Vivemos condicionados pelos cortes, austeridade, empobrecimento, precariedade nas relações laborais, etc. etc.
Assim sendo, viver num mundo condicionado, estranho as referências frequentes que a imprensa produziu sobre instalações hospitalares sem ar condicionado em plena onda de calor e em serviços com elevado risco de complicações,  e hoje surge a notícia sobre um esquisito protesto pelo facto de que o serviço de comboios para Beja se realizar na parte final do percurso em equipamentos sem ar condicionado, de janelas fechas e com uma temperatura exterior de 40º, o Alentejo e não só, viveram uns dias ásperos a semana passada.
A CP que já tinha acabado com o Intercidades directo para Beja na sua política de servir o interior e melhorar o serviço às populações, não esclareceu a situação que gerou protestos, injustos, evidentemente.
Parece-me estranha a insistência na falta de ar condicionado quando, na verdade, como tudo o resto o ar também é condicionado, condicionado à temperatura ambiente, ou seja, quando lá fora está frio o ar está frio, quando lá fora o calor aperta, o ar é uma abafura.
A questão que preocupa é que por aí anda um inferno que abrasa e continuamos com o ar condicionado, muito condicionado que nos fazem respirar, mal.

Sem comentários: