domingo, 7 de julho de 2013

EXEMPLOS E LATITUDES

Na homilia da primeira missa após ter tomado posse como Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente afirmou que o  “Norte (...) bem nos pode inspirar a todos, pela capacidade de resistir, recomeçar e inovar”, sublinhando a uma capacidade que esta “população reiteradamente demonstra, em muitos dos seus intervenientes sociais, económicos e culturais”.
Não consigo compreender o alcance das palavras de de D. Manuel Clemente, os bons exemplos, tal como os maus exemplos, não me parecem património privilegiado de algumas das regiões do País.
Parece-me pouco prudente este tipo de afirmações que, certamente, sem intenção contribuem para ruído e e abordagens acessórias num tempo em que a ética e os valores estão em profunda mudança, independentemente das latitudes.
Talvez seja mais avisado D. Manuel Clemente assegurar-se que a Igreja e os seus representantes e lideranças zelam pelos bons exemplos que nestes tempos tão difíceis possam providenciar.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

É no mínimo estranho quando a igreja atravessa crise de vocação religiosa e afastamento da sociedade para a fé e práticas de catolicismo.

Tornava-se necessário reunir o rebanho e não discriminar.

Um tirito no pé?! Não creio. O homem é demasiado inteligente para cometer tal irreflexão.

Inclino-me que foi forma de agradecer as muitas distinções e prémios (quase todos os que tem) que recebeu em terras do Norte.

Nada que uma penitência de meia dúzia de avé-Marias não resolva e limpe o cadastro celestial.


VIVA!