quinta-feira, 25 de julho de 2013

A GENEROSIDADE DA EDP

Os lucros da EDP aumentaram 4% no primeiro semestre deste ano, comparativamente a igual período do ano passado. Parte importante destes resultados relevam de operações no exterior.
A propósito desta notícia, recordo que em Maio dados do EUROSTAT mostravam que em Portugal registava-se a quarta maior subida na União Europeia nos preços da electricidade para uso doméstico entre a segunda metade de 2011 e igual período de 2012 e em Março tinha sido divulgado que a EDP terminou 2012 com a insustentável situação de apresentar lucros de apenas 1012 milhões de euros, um abaixamento de 10% relativamente aos lucros de 2011.
Considerando que o aumento verificado em Portugal foi de 9.7% ainda tivemos uma diferença de 0.3% relativamente à queda dos lucros mostrando, assim, a generosidade da EDP  de outros operadores com o bem estar das famílias portuguesas ao promover aumentos que apenas se destinaram a compensar, mal, o abaixamento dos seus lucros insignificantes e, por isso, preocupantes. Aliás, o Sr. Dr. Mexia, presidente executivo da EDP, afirmou na altura que os preços da eletricidade em Portugal estão abaixo da média da União Europeia contrariando a informação do EUROSTAT. Justifica defendendo que é mais barata do que na média na UE se não se tiver “em consideração os impostos” argumento interessante do ponto de vista das famílias que como é sabido pagam a electricidade antes de impostos.
Por outro lado, é também importante não esquecer que os interesses dos nossos amigos chineses, que tanto nos ajudam comprando as nossas empresas, têm de ser acautelados, sempre fomos um povo, o melhor do mundo, que acolheu bem as pessoas de fora e os seus interesses.
É verdade que existem milhões de portugueses a passar por enormes e devastadores problemas, muita gente a entrar em incumprimento ou com dificuldades extremas para assegurar o cumprimento de pagamento das facturas de bens essenciais como electricidade, gás e água, mas trata-se, evidentemente, de gente que vivia acima das suas possibilidades e que agora vive, manifestamente, abaixo das suas necessidades. É assim a vida, como diz o geniozinho Moedas só depois de um choque é que percebemos as coisas.
Mais uma razão para agradecermos aos operadores da electricidade a generosidade  solidária por terem procedido apenas a um ligeiro aumento dos preços, o quarto maior da UE, o que permite, apesar de tudo, que os seus imprescindíveis lucros que mercê, no caso da EDP, da genialidade do Dr. António Mexia e, naturalmente, do esforçado contributo de muitos milhares de portugueses pudessem subir de novo.
Um grande bem-haja para a EDP.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

O São Francisco de Assis, santo dos pobres, humildes e protector dos animais, REENCARNOU no DR. ANTÓNIO MEXIA.

Por vontade do Dr. Mexia, a electricidade que chega ao lar dos portugueses nestes tempos de crise, seria fornecida de forma gratuita, OS CHINESES É QUE NÃO PERMITEM.

SENHOR
Fazei de mim instrumento de vossa paz!
Onde houver ódio que eu leve amor.
Onde houver ofensa,eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, eu levo união.
Onde houver desespero levo esperança.

ONDE HOUVER TREVAS QUE EU LEVE A LUZ!


VIVA!