sexta-feira, 28 de junho de 2013

A RECESSÃO VAI ABRANDAR, DESTA VEZ É QUE É. A SÉRIO. JURO.

O Primeiro-ministro anunciou hoje em Bruxelas pela enésima vez que a “recessão está a abrandar” o que indicia a “viragem económica até ao fim do ano”. Ao que parece, terá proferido estas afirmações com um ar formal, pose de estado, como lhe chamam. Também não sei se quem ouviu conseguiu conter um sorriso, amarelo, já se vê. Eu não consegui.
A propósito de previsões, recordo que em Maio, a OCDE divulgava previsões que contrariavam as previsões do Governo que nos administra e da Troika que nos governa no que respeita à recessão e ao crescimento. Para 2013, a OCDE prevê uma recessão de 2.7% enquanto Governo e Troika apontam para 2,3% e no crescimento para 2014 a OCDE indicia 0.2% face a 0.6% previstos pelo Governo e pela Troika.
Parece que as previsões continuam a não coincidir.
Recordo ainda um trabalho muito interessante realizado pelo I sobre o que designou por o "mundo delirante das previsões da troika" centrado, naturalmente na falha clamorosa de todas as previsões elaboradas pelos especializados e geniais técnicos que administram e governam o país exemplificando com dados relativos ao défice, ao crescimento ou ao desemprego.
Sabemos da falibilidade da obra humana mas é demasiado grave que estes gurus acompanhados, pelos seus adjuntos internos, Passos Coelho, Vítor Gaspar os geniozinhos que os rodeiam definam um conjunto de políticas gravosas, promotoras de exclusão e pobreza assentes em falhas inaceitáveis dos seus modelos de análise e que de tal processo não se extraia uma conclusão óbvia, é necessário e urgente redefinir modelos e políticas mas na qual, como parece óbvio, os adjuntos internos da troika não estão minimamente interessados.
O resultado de tudo isto é uma persistência cega e surda e uma inabalável fé nos seus falíveis modelos, traduzidas no “custe o que custar", no cumprimento dos objectivos do negócio com a troika e mesmo na definição de objectivos de uma política "over troika", atingindo claramente o limite do suportável afectando gravemente as condições de vida de milhões. Estamos a falar de pessoas, não de políticas, ou melhor, estamos a falar do efeito das políticas na vida das pessoas.
Este "mundo delirante das previsões da troika", como lhe chama o I, seria um bom exemplo da conhecida metáfora do burro meteorologista, não fora a tragédia que causa na vida de milhões de pessoas.
Aliás, por falar em meteorologia, há uns dias mereceu ampla divulgação umas previsões com origem em França que apontavam no sentido de que o próximo Verão será o mais frio dos últimos duzentos anos. Alguns especialistas olham com reserva estas previsões na medida em que os modelos probabilísticos usados contêm níveis significativos de falibilidade.
Continuamos com um problema de modelos e da sua falibilidade.
No entanto, creio que estas previsões da meteorologia e apesar da falibilidade dos modelos, parecem mais acertadas. Muitos milhares de portugueses irão viver um Verão, que apesar do calor de hoje, muito frio, com a esperança congelada e com um forte arrefecimento no ânimo e na confiança.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

O sr. pedro passos coelho (o uso das minúsculas é propositado) sofre de BULÍMIA no seu HÁBITO de MENTIR.


VIVA!