segunda-feira, 20 de maio de 2013

O FUTEBOLÊS

"Vim para rentabilizar ao máximo o objectivo de vencer.", afirmou Leonardo Jardim na sua apresentação como treinador do Sporting. Desde miúdo que sou um apaixonado pelo futebol mas confesso que nos últimos tempos começo a ter dificuldade em acompanhar a evolução do futebolês, a língua em que falam os entendidos e os muito entendidos.
O futebol é um jogo relativamente simples de entender quanto a objectivos e funcionamento mas de uma complexidade trancendente nas análises que nem sempre consigo acompanhar por parte de alguns "analistas".
Pululam as referências à pressão alta, às transições rápidas, às célebres bolas paradas, às linhas subidas ou juntas, à leitura de jogo, aos momentos do jogo, ao passe a rasgar, à contemporização do passe,  ao "6" que devia estar a "10", à cultura táctica, ao moral, etc. etc. todas altamente estimulantes e reveladoras de uma profunda e complexa análise,
Existe até um rapaz, creio que Freitas Lobo de sua graça,  que frequentemente refere a necessidade de mudar o "chip" o que, disparatadamente, os jogadores ou as equipas parecem não fazer e, diz o comentador, jogam de "chip" trocado o que, pelos vistos, não será de todo recomendável.
Voltando ao início, não tenho bem a certeza do que significará "rentabilizar o objectivo de vencer". Será que Leonardo Jardim quis dizer que vai tentar que o Sporting ganhe mais vezes do que tem acontecido ultimamente?
Não pode ser, isto é demasiado óbvio. "Rentabilizar o objectivo de vencer" deve seguramente significar algo mais que o "grupo de trabalho" depois de se adaptar aos métodos do "mister" perceberá.
A ver vamos como se diz no Alentejo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cheguei a este post atraves do publico. Quando li a noticia tambem fiquei a pensar no que significaria o que o Leonardo Jardim disse. Achei hilariante a complicacao que o gajo fez. A primeira coisa que me veio 'a cabeca foi que ele quer "rentabilizar" (i.e, ganhar alguma coisa com) o "objetivo de ganhar" do Sporting. Por outras palavras, ele parece querer ganhar dinheiro usando o objectivo que o Sporting tem de ganhar jogos :)

Joao

Anónimo disse...

Não havendo pão, temos circo.

Abraço
António Carlos Caroço