quinta-feira, 16 de maio de 2013

O ENSINO SUPERIOR MELHOROU MAS SOPRAM VENTOS ADVERSOS

"O sistema de ensino superior nacional foi o 22.º melhor do mundo em 2012, tendo subido uma posição em relação ao ranking do ano anterior. Portugal melhora em todos os indicadores avaliados pela lista elaborada pela rede internacional Universitas 21, o único que compara sistemas de ensino em vez de instituições." no Público.
Nos tempos que correm é bom termos uma boa notícia. A melhoria no sistema do ensino superior é, na verdade, uma boa notícia, é uma alavanca para o desenvolvimento, para o futuro.
No entanto, sopram ventos adversos como reitores, presidentes de politécnicos, directores de centros de investigação e laboratórios, alunos e professores, têm vindo a sublinhar.
O desinvestimento e constrangimentos económicos poderão fazer o correr o sério risco de que os resultados agora registados possam ser comprometidos.
Esperemos que não, mas o optimismo não chega. A ver vamos como se diz no Meu Alentejo.

3 comentários:

Ana disse...

Infelizmente, este ensino superior cada vez melhor também é uma alavanca para a emigração de jovens portugueses cada vez mais qualificados, com o incentivo do Estado.

Zé Morgado disse...

Um dos efeitos mas graves da dos tempo de chumbo que vivemos, roubam o futuro ... cá.

Anónimo disse...

Ainda não percebi se estes tempos de chumbo são uma alusão subconsciente a tempos de bala ou se são sómente uma alusão a tempos de cor cinzenta
Certamente que muitos intervenientes no Ensino Superior são eles próprios Ventos Adversos!
Aqui na Sicília diz-se: Vedendo, facendo,isto é, olhando e fazendo!!!
...miguelfonseca