terça-feira, 28 de maio de 2013

A NOSTALGIA BOA E A NOSTALGIA MÁ

Um choque frontal com uma côdea de um belo pão do Meu Alentejo causou um estrago sério num dente que me levou para a sala de espera de uma clínica.
As salas de espera, por exemplo, em consultórios médicos, tal como os comentários nas páginas on-line dos jornais, são ambientes muito interessantes no sentido perceber o clima, os climas, em que vivemos.
A experiência de hoje é um excelente exemplo.
Um sujeito, aparentemente  homem da minha geração, casa dos cinquenta e muitos, foi elaborando sem descanso um discurso que ia ganhando algumas concordâncias expressas no abanar afirmativo de cabeça ou em alguns  "é verdade" por parte da audiência. A sua tese era de que quando vivíamos "numa  ditadura" havia coisas mal feitas e más, pois havia, mas agora, que vivemos "numa democracia" as coisas estão mesmo mal e muitas mesmo pior.
O seu continuado exercício de comparação entre a "ditadura" e a "democracia" ia sendo ilustrado com aspectos como, cito de memória alguns, o desemprego que na "ditadura" quase não havia e agora é o que se vê. Como não podia deixar de ser referiu também a insegurança e a gatunagem que anda por aí. Também citou os roubos nas pensões que agora estão a fazer e que no tempo da "ditadura" não se faziam.
Claro que no fundo e por detrás de tudo, os problema são por causa deles, dos graúdos, que se enchem sempre, estão sempre bem e que antigamente não era assim.
Julgo que não é difícil imaginar outras referências que podem ser incluídas num discurso de tipo.
Confesso que apesar de querer entender e contextualizar as apreciações do companheiro de espera, fiquei deveras inquieto.
Não acho estranho que os mais velhos, eu também o faço, recuperem memórias que tendem a sobrevalorizar face ao que actualmente se passa, consigo, com a vida, com os outros, com os sonhos, enfim com tudo o que enche a nossa narrativa, como agora se diz. Fazemos estas viagens nostálgicas e muitas vezes elas servem de abrigo para os efeitos da passagem dos anos ou mesmo para nos ajudar a liar com o que agora vivemos. É o que eu chamo a nostalgia boa, uma viagem tranquila ao passado com um regresso ao presente que não nos deixa ansiosos, inquietos, desesperados por aquilo que já não temos e já não voltaremos a ter, seja o que for, um corpo, um afecto, uma experiência, uma viagem, um trabalho, ... ou apenas uma lembrança difusa de algo que está arrumado e deixou uma memória boa.
O que me incomodou foi esta nostalgia má, esta nostalgia por tempos carregados por coisas diferentes mas também, sublinho também, de chumbo e que parecem ser encarados como tempos a que deveríamos voltar para ficarmos melhor.
Chamaram-me para ir tratar do dente acidentado mas levava também a cabeça a precisar de amanho, como se diz lá no meu Alentejo.

Sem comentários: