segunda-feira, 22 de abril de 2013

OS EXAMES. Outro diálogo improvável

Pai, o exame vai ser difícil?
Francisco, quando a gente não sabe bem as coisas os exames parecem mais difíceis, quando a gente sabe os exames parecem mais fáceis. Como tu és um aluno que sabe as coisas talvez não aches o exame difícil.
Pai, porque é temos de fazer este exame?
Porque é um exame feito a todos os alunos e mostra o que todos sabem com as mesmas perguntas.
Mas os professores que a gente tem também fazem perguntas e ficam a saber se a gente sabe.
Mas o Ministério acha que é melhor assim.
Pai, porque é que o exame não pode ser feito na minha escola.
Francisco não te sei dizer mas acho que se vocês tiverem todos na mesma escola a fazer os exames é mais fácil organizar os exames.
Eu acho que é mais difícil, a gente tem que ir para outra escola que não conhece.
O Ministério acha que é mais fácil.
Pai, porque é que a minha professora não pode vigiar o exame, ela disse que não podia, tem que ser outros professores.
O Ministério acha que se forem os vossos professores a tomar conta de vocês podem ajudar-vos no exame.
Mas a minha professora quando a gente agora faz testes iguais aos exames não nos ajuda e a gente faz os testes sem problemas.
Mas o Ministério acha melhor assim.
Pai ...
Que ias a dizer Francisco?
Nada, Pai. O Ministério vai achar melhor assim.

Sem comentários: