terça-feira, 16 de abril de 2013

GALINHA DO CAMPO NÃO QUER CAPOEIRA

Há algum tempo, lá no Meu Alentejo, depois de um dia de lida e como é costume fiquei uns minutos nas lérias com o Mestre Zé Marrafa.
À conversa veio a vida em sítios diferentes, caso dele que vive na vila e do meu que vivo na cidade grande. Contou que às vezes vai visitar a filha a Évora mas que, apesar de gostar da família,  umas horas na cidade é tempo demais.
Como ele diz, “é bem verdade, galinha do campo não quer capoeira”. Ele não se imagina a viver assim numa terra grande, mora na vila, vem ao monte, tem sempre alguma coisa que fazer, sobretudo plantar alguma coisa na horta que é o que mais gosta. Achei muita graça à descrição do Mestre Marrafa sobre o seu incómodo, as suas fezes, como se diz no Alentejo, com a cidade grande, “sei lá, o corpo não se encontra”, “parece que estou perdido”, “parece assim uma prisão” e outras considerações que não fixei. Conhecendo o Mestre Marrafa, dá para entender este discurso. Os olhos pequeninos brilham quando fala do que vai fazer, dos criadores, das enxertias, dos bogangos, dos frades, da necessidade de fabricar a terra para o “çabolo”, do pimentão e dos "pipinos", dos rábanos enormes que lá temos, e das “alfaças”, de uma busca por espargos ou por carrasquinhas e catacuzes que com feijão compõem um prato extraordinário, das couves que apesar de dividirmos as folhas com as codornizes sabem bem mas bem, da desmoita dos pés-de-burro das oliveiras e da sua limpeza que nos garante lenha para o inverno para além da azeitona e do azeite, etc., etc.
Às vezes, penso como sou um privilegiado com um campo, o Meu Alentejo, para ir quando saio da cidade grande. Pena é que muita gente, sobretudo os miúdos, já não saiba o que é “o campo”, e, por isso, não podem, por vezes não querem e outras vezes não sabem, sair da capoeira em que vivem.

Sem comentários: