domingo, 21 de abril de 2013

DUAS FAMÍLIAS

No Público de hoje surge um trabalho interessante sobre um universo que tem vindo a aumentar, o das designadas famílias recompostas. Com o crescimento registado no número de divórcios aumentam as situações de agregados familiares compostos pelos adultos e por crianças que provêm de ligações anteriores, sendo ainda que muitas destas crianças dividem a sua vida familiar por duas estruturas, a que a mãe reconstruiu e a que o pai também estruturou.
Na peça são abordadas algumas situações que decorre com a serenidade que os ambientes familiares solicitam mas, a experiência diz-me, em alguns casos os adultos envolvidos sentir alguma insegurança ou mesmo solicitar alguma ajuda até porque as questões de família e das novas famílias são ainda objecto de discursos muito contaminados pelos sistemas de valores, cultura e convicções.
O volume de opiniões sobre estas situações é extenso, oscilando entre considerações de natureza moral e/ou ética e um entendimento científico sobre a forma como as famílias e sobretudo as crianças e jovens lidam com as circunstâncias. Por mim, creio “apenas” que o(s) ambiente(s) familiar(es) deve ser suficientemente saudável para que a criança se organize também saudavelmente e faça o seu caminho sem uma excessiva preocupação geradora de ansiedade e insegurança em todos os envolvidos, miúdos e graúdos.
De há muito que defendo ser mais interessante para as crianças uma boa separação do que uma má família. No entanto, como sempre afirmo, há que estar atento e perceber os sinais que as crianças mostram e, na verdade, com alguma frequência, os pais estão tão centrados no seu próprio processo que podem negligenciar não intencionalmente a atenção aos miúdos. Pode ser necessário alguma forma de apoio externo mas sempre encarado de uma forma que se deseja serena e não culpabilizante.
Para ilustrar este universo um desenho que, creio, já aqui ter deixado de uma criança a quem foi solicitado na escola que desenhasse a sua família.
 
                
Acho muito interessante que as suas duas famílias têm um solzinho que as aquece e aconchega.

 

Sem comentários: