quinta-feira, 21 de março de 2013

RTP REFORÇA A SUA EQUIPA DE PALPITÓLOGOS PARA A PRÓXIMA ÉPOCA

Agora sim, a coisa aquece, o grande "entertainer" político, mais conhecido por "O Professor Marcelo", o Senador Marques Mendes que se cuidem. Depois de um período de estudo aprofundado em Paris, vai chegar uma nova estrela ao mundo dos palpitólogos. Ao que consta, José Sócrates acaba de assinar com a RTP um contrato, "pro bono", para a próxima época. Ao que também se diz, a equipa de palpitólogos da RTP é reforçada ainda com Nuno Morais Sarmento o que lhe dá a esperança de realizar um bom campeonato no mundo da palpitologia.
Nos últimos anos, a comunicação social, nos seus diferentes suportes, tem sido invadida por uma onda de palpitólogos, opinadores "tudólogos", sobre tudo e mais alguma coisa, muitas vezes com um passado longo em funções políticas e que tranquilamente assumem uma visão muito clara sobre tudo o que deve ser feito e como deve ser feito, mas que quando tiveram responsabilidades não realizaram, ou seja, “sei muito bem o que deveria ser feito, mas quando fui ministro esqueci-me” o que, obviamente, não se estranha em muitos destes palpitólogos.
Acontece ainda que boa parte deste pessoal assume este papel de palpitólogo ao serviço das omnipresentes agendas partidárias ou pessoais, o que não sendo grave, deveria ser claro. Daqui decorre que muitos não têm qualquer coisa de relevante a dizer para além do óbvio e da cartilha pessoal, quase sempre disse, também, partidária.
Em Portugal, confunde-se de forma frequente comentar em espaço público com dizer “umas coisas” sobre um qualquer assunto que esteja na agenda. Comentar em espaço público e acrescentar massa crítica à análise da realidade, não porque detenham a verdade ou o saber, mas porque acrescentam qualidade à reflexão ou informação, pressupõe conhecimento e estudo que muitos dos palpitólogos não têm sobre muitos dos assuntos de que falam, refugiando-se em exercícios de futurologia, em retóricas sem substância ou em discursos de manipulação e demagogia.
De forma despudorada emitem com ar sério opiniões travestidas de análise e que entendem como saber, tudo isto servido muitas vezes por um enorme umbiguismo.
Estranhamente, boa parte da comunicação social, num enjeitar das responsabilidades que lhe cabem, não prescinde desta fauna e disputam a sua presença.
Que cansaço.
Este é, naturalmente, o desabafo do palpitólogo que habita este espaço.

1 comentário:

não sei quem sou disse...

O provérbio diz: "O CRIMINOSO VOLTA SEMPRE AO LOCAL DO CRIME"

A realidade dá-lhe força e razão!m