sábado, 23 de março de 2013

OS ADIANTADOS MENTAIS

O Público dedica um trabalho à abutresca figura de António Borges. O trabalho intitula-se ”António Borges: um liberal com uma missão”.
A peça regista a “notoriedade nacional” e a “projecção internacional” atingidas pela figura. Não tenho dúvidas sobre isso, embora a história esteja cheia de figuras com enorme projecção e notoriedade conseguidas de muitas maneiras, algumas nem sempre muito positivas ou recomendáveis.
A abutresca figura de António Borges tem-se, é verdade, distinguido pela produção de um conjunto de afirmações que se constituem como autênticos insultos à nossa inteligência e sensibilidade, como as referências sobre a ignorância dos empresários que rejeitavam a TSU, que aliás, veio a cair, ou sobre os salários que precisam de baixar num país de pobres.
A abutresca figura inscreve-se num grupo pequeno, uma verdadeira elite, que se considera uma espécie de “adiantados mentais” que assumem a suprema generosidade e compaixão de estarem num país de gente estúpida a quem precisam de iluminar o caminho. Desde já os meus agradecimentos.
É essa a sua missão, tratarem da vida do povo ignorante, mão-de-obra barata, perdão, activos descartáveis, que estão ao serviço dos seus inspiradores e mestres, os mercados. Neste grupo integrasse também, por exemplo, o Secretário de Estado Carlos Moedas, outro génio em missão, aliás discípulo da abutresca figura, António Borges. Este rapaz, já com larguíssima “projecção internacional” vai fazendo pela sua “notoriedade nacional”. Hoje noticia-se que contratou para a equipa de acompanhamento do memorando da troika dois pequenos génios, o Tiago e o João, de 21 e 22 anos, certamente também uns “adiantados mentais” pois com esta idade e já com a formação e/ou a experiência que os torna capazes de tarefas tão exigentes, só mesmo na condição de génios. Nem Miguel Relvas conseguiu tanto.
É desta natureza a missão das “notórias” figuras como Borges ou Moedas. A nós, ignorantes, incapazes de perceber a sua sofisticada inteligência e entendimento sobre a vida, resta-nos, de novo, agradecer o seu espírito de missão.

Sem comentários: