segunda-feira, 18 de março de 2013

CANTA COM AQUILO QUE ÉS, SÓ PODES DAR O QUE É TEU

Em qualquer profissão, a segurança e confiança com que cada profissional a desempenha é uma variável importante para qualidade desse desempenho. Assim sendo, também entre os professores a segurança e a confiança que sentem na sala de aula assume um papel fortíssimo em vários aspectos, designadamente no que respeita ao lidar com os comportamentos dos alunos. Não existem professores iguais pelo que cada um deve tentar e desenvolver, sobretudo com o apoio e cooperação os colegas, a sua forma de se sentir seguro e confiante.
Há uns bons anos atrás, uma Professora Jovem contava num grupo de profissionais a dificuldade que tinha sentido em dar fim a um "espectáculo" que uma aluna sua, uma gaiata ainda pequena, dava empoleirada num armário de onde a professora não a conseguia fazer sair. Quanto mais a professora tenta intervir mais o "espectáculo"  evoluía com a ruidosa apreciação do resto da turma.
No grupo estava uma professora já em final de carreira, uma mulher enorme, em todos os aspectos, com quem todos os que com ela trabalharam muito aprenderam. Esta professora era carinhosamente tratada pelos miúdos e também pelos graúdos, por "Avó Baleia", denominação que não a arreliava, antes pelo contrário.
Pois a Avó Baleia espantou-se com a dificuldade da Professora Jovem, dizendo que no lugar dela "um berro bem dado" e a miúda voltava ao lugar de imediato. Quem conhecia a Avó Baleia não duvidava da eficácia e assertividade do seu "berro".
A Professora Jovem respondeu que não o poderia fazer. A Avó Baleia logo começou a "refilar" contra essas modernices das Ciências da Educação que não percebem como um berro a horas pode funcionar muito bem.  A Professora Jovem esclareceu que não podia dar o "berro" não por escolha científica ou pedagógica mas porque sempre que quer elevar a voz, esta lhe sai em falsete, pelo que se tentasse gritar o que se ouviria seria também parte do espectáculo já montado pela garota fazendo parte do problema e não da solução.
Na verdade, a Professora Jovem apesar das dúvidas como agir percebia, conhecendo-se, que não podia "reproduzir" a receita da Avó Baleia. A segurança e a confiança dos professores é uma matéria de construção individual suportada pela formação adequada e pela cooperação e apoio dos colegas bem como, naturalmente, do clima de confiança e segurança que cada escola constrói e alimenta e que hoje em dia é uma variável extraordinariamente importante e fortemente ameaçada, entre outros aspectos, pelas políticas educativas dos últimos anos.
Como diz José Mário Branco no lindíssimo "Fado da tristeza", "canta com aquilo que és, só podes dar o que é teu".

Sem comentários: