quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TGV -Um projecto em baixa velocidade e de bitola larga (nos interesses)

"Governo português obteve a garantia em Bruxelas de financiamento comunitário que permitirá voltar a pôr nos carris o projecto da alta velocidade.", conta aimprensa de hoje.
O processo do transporte ferroviário em alta velocidade, designadamente o TGV, tem sido um dos mais claros exemplos da deriva e incompetência da gestão do país nas últimas décadas.
Muitos anos perdidos, muitos milhões desperdiçados com estudos, concursos, projectos e pré-projectos, decisões de "é para já e desta forma", "é para já mas por ali", "não se realizará", "realiza-se na condição de ...", etc., etc., transformam este processo numa narrativa embaraçosa e, como sempre, sem responsáveis.
Apesar dos renovadamente prometidos financiamentos comunitários e embora não se verifique nenhuma forma de responsabilização técnica ou política por este nebuloso processo, certamente que nós, a generalidade dos cidadãos seremos chamados a dar um contributo para este projecto em baixa velocidade e com bitola larga, nos interesses é claro.

Sem comentários: