segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

DE PEQUENINO É QUE SE TORCE O DESTINO

No âmbito de uma investigação realizada pela Universidade do Minho, divulgado no Público, verificou-se que em muitos concelhos inquiridos se constatou que as famílias com mais baixos rendimentos estão a pagar refeições e a componente de extensão do horário nos jardins-de-infância da rede pública, serviços integrados na chamada Componente de Apoio à Família, no mesmo valor que as famílias com rendimentos superiores. Tal prática contraria os normativos sobre a matéria que obrigam a que na educação pré-escolar se utilizem os mesmo critérios e escalões que na escolaridade obrigatória.
Em resultado desta situação, muitas famílias carenciadas estão a sentir uma enorme dificuldade em manter as crianças a frequentar os estabelecimentos de educação pré-escolar e os serviços e equipamentos privados são muito caros, um dos mais elevados da europa.
Sabemos todos como o desenvolvimento e crescimento equilibrado e positivo dos miúdos é fortemente influenciado pela qualidade das experiências educativas nos primeiros anos de vida, de pequenino é que ...
Assim, existem áreas na vida das pessoas que exigem uma resposta e uma atenção que sendo insuficiente ou não existindo, se tornam uma ameaça muito séria ao futuro, a educação dos mais pequenos é uma delas, Os riscos que correm estes miúdos obrigados a abandonar a educação pré-escolar por questões económicas são elevados e, obviamente, contribuem para perpetuar assimetrias sociais e a falta de mobilidade social de que a educação é a principal ferramenta.

Sem comentários: