quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ANDAMOS TODOS AO ENGANO

Este episódio da carne de vaca que é substituída por carne de cavalo em produtos processados e de grande consumo, que também já cá chegou e logo, certamente por azar, na cadeia Pingo Doce pertencente ao grupo liderado pelo empresário Soares dos Santos que sempre que fala nos pretende dar lições de ética, vem ao encontro da velha e repetida afirmação de que “anda meio mundo a tentar enganar o outro meio”.
Creio que precisamos de fazer uma actualização ao enunciado. Acho mesmo que andamos todos a tentar enganar todos, de uma maneira ou de outra, por uma razão ou por outra.
É certo que a carne é fraca, sobretudo a dos humanos, mas na verdade, se a capacidade de nos não tentarmos enganar uns aos outros apenas depender das leis a coisa fica ainda mais negra.
Precisamos urgentemente de repensar as questões de natureza ética, os valores, os modelos, a política no sentido mais sólido da gestão do bem comum e não na gestão de interesses grupais ou individuais de circunstância.
Recordo ainda uma expressão que já ouvia frequentemente quando era miúdo, “Andamos todos ao engano”. Será destino? Não podemos fazer diferente, fazer melhor?

1 comentário:

Anónimo disse...

O Pingo Doce de ético tem muito pouco. Porém, as pessoas continuam a ir lá...