sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS, UM PASSO POSITIVO

O Público de hoje refere o facto do  MEC, através da Direcção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência, ter definido para o 2º ciclo de avaliação externa das escolas um modelo de análise multi-dimensionado para aplicar a cada escola que contemplará, cito:
Ficheiro A - Dados globais de contexto por Unidade Orgânica que inclui:
• Informação sobre localização geográfica;
• Número total de alunos em modalidades de ensino orientadas para jovens;
• Informação sobre a habilitação escolar das mães e dos pais desses alunos;
• Informação sobre a profissão das mães e dos pais;
• Percentagem de alunos que beneficiam, em cada escalão, de Ação Social Escolar (ASE);
• Distribuição dos alunos entre o ensino básico e o ensino secundário;
• Distribuição dos alunos por tipologias de ensino;
• Percentagem de docentes do Quadro.
Ficheiro B - Dados de contexto e indicador de resultados escolares, específicos para os anos de final de ciclo (4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos), que inclui:
• Informação sobre a idade, dimensão das turmas, distribuição por sexo e percentagem
de alunos que não beneficiam de ASE, em cada um dos anos referidos;
• Taxa de conclusão de ciclo e indicadores de resultados nas provas de aferição e
exames nacionais para cada um dos anos referidos;
• Habilitação das mães e dos pais.
• Percentagem de Professores do Quadro de 1.º ciclo e de 2.ºciclo/3.º ciclo/Secundário.
Este modelo permitirá definir um valor esperado para cada escola que será cruzado com os resultados dos exames nacionais, contribuindo desta forma para a avaliação das escolas e facilitando, entende-se, comparações mais razoáveis entre escolas envolvendo as questões contextuais.
Do meu ponto de vista este modelo representa um avanço na medida em que valoriza e contempla um conjunto de variáveis que devem ser necessariamente consideradas ao avaliar o trabalho das escolas. Creio que com a experiência poderá ser simplificado e agilizada a sua utilização mas é um passo positivo.
No entanto, considero também importante que as escolas tenham os recursos adequados para responder às necessidades dos alunos e dos professores. E nesta matéria creio que as expectativas são baixas.

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