segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PORQUE SERÁ?

Muita gente, demasiada gente, está viver bem pior do que alguma vez julgou, alguns dizem que o país está melhor. Porque será?
Algumas pessoas produzem afirmações e promessas que não podem deixar de saber que são falsas e impossíveis de cumprir. Porque será?
Alguns responsáveis ministeriais falam da escola, das escolas, desconhecendo em absoluto o que é a realidade e o conjunto de dificuldades com que de uma forma geral as escolas se debatem. Porque será que não se calam?
Algumas pessoas afirmam que turmas de 30 alunos não comprometem a qualidade do trabalho esquecendo-se que as escola e os contextos são extraordinariamente diferentes. Porque será?
Muita gente, sobretudo professores, sabem que mandar um aluno para fora da sala por indisciplina, só por si não muda o comportamento indisciplinado. Porque será que se insiste?
O MEC afirma que os alunos em dificuldades terão apoios nas escolas quando não pode deixar de saber que muitas escolas não têm recursos suficientes e qualificados para providenciar esses apoios. Porque será?
Muita gente sabe que só realizar mais exames não melhora a aprendizagem dos alunos mas continua a decidir-se aumentar a quantidade exames em vez de apostar na detecção e intervenção oportuna dirigidas a eventuais dificuldades. Porque será?
Muita gente, sobretudo professores, sabem que colocar um aluno para fora da sala por indisciplina, só por si não muda o comportamento indisciplinado. Porque será que se insiste?
De uma forma geral a experiência e a investigação mostram que reter os alunos massivamente não resolve os seus problemas de insucesso. Porque será que se insiste na retenção como fonte de sucesso?
Muita gente entre os responsáveis da educação defende acerrimamente os princípios de uma educação inclusiva, ou seja, com qualidade e para todos. Porque será que tomam decisões que favorecem a exclusão e a falta de apoios adequados?
Existe muita gente, pais, professores, técnicos e decisores políticos, que defende para alguns alunos medidas que não aceitaria facilmente para os seus filhos. Porque será?
... Porque será?
Aceito hipóteses de respostas, estou cansado de as procurar.

Sem comentários: