terça-feira, 18 de dezembro de 2012

OS LUGARES DOS MIÚDOS

Na hora do chá a Professora Rita estava com um ar preocupado a espreitar a chávena quando o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, se sentou ao seu lado.
Olá Rita, estás inquieta ou é impressão?
É verdade Velho, estou mesmo inquieta, não consigo entender o Rodrigo. Tem vindo a desmotivar-se, parece sempre ausente, pouco concentrado, não se empenha. É pena, porque é um miúdo com capacidades.
Sim eu conheço-o, também parece um miúdo esperto.
Já experimentei várias actividades diferentes mas não consigo que ele se interesse, não queria desistir mas já não sei muito bem o que fazer.
Também não sei dizer-te o que deves fazer, para além de não desistir, claro. Mas sabes que os miúdos, como toda a gente, têm muitos lugares, muitos mundos. Nós procuramos que os miúdos visitem e fiquem nos lugares, e nos mundos, que lhes criamos e mostramos, acreditamos que são e serão bons para eles. E são. Acontece que, por vezes, alguns miúdos andam por lugares que são muito longe daqueles que lhes mostramos e eles não entendem ou não sabem como e porquê sair dos lugares por onde andam. Um caminho pode ser, em vez de lhes mostrarmos os nossos lugares e esperar que eles gostem e fiquem, tentar conhecer, ir com eles aos lugares onde existem ver como são e como de lá podem partir para conhecer outros lugares. às vezes é preciso dar-lhes a mão e ajudar. Sabes, nem sempre os miúdos existem nos lugares que nós desejamos. Temos que os procurar lá onde eles existem. Pode ser que consigas vir a perceber em que lugares existe o Rodrigo e ajudá-lo a viajar  para conhecer outros, os que lhe mostras.
Velho, ... o chá ficou frio.

Sem comentários: