quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

OS ERROS DO MANEL

Um dia, o Manel entrou na biblioteca da escola e sentou-se a ler. O Manel tem oito anos e anda no terceiro ano. Passado algum tempo, o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, reparou que o Manel, embora continuasse a olhar para o livro, não parecia estar a ler as letras do livro, tinha um ar concentrado e pensativo de quem estava a ler letras dentro de si. O Velho dirigiu-se ao Manel e naquele jeito baixinho perguntou se estava tudo bem.
Olá Velho, estava a pensar que não sou muito bom a Português e tenho medo de não conseguir aprender, dou erros nos textos que a professora dita para a gente escrever.
Tens aí os textos?
O Manel puxou do caderno diário e mostrou ao Professor Velho três ditados que tinha feito nos últimos dias. Tinha dado 4 erros num, 5 noutro e 4 no mais recente. O Velho ficou um bocadinho a olhar para os textos sentou-se ao pé dele e escreveu qualquer coisa num papel, parecia números. Depois disse ao Manel.
Conta as palavras todas que estão em cada texto.
Velho o primeiro tem 114, o segundo tem 93 e o terceiro 106.
Está certo, repara, em 114 palavras não escreveste bem apenas 4, acertaste 110. É bom. No segundo, em 93 acertaste 89, muito bom, no terceiro escreveste bem 102 palavras. É excelente. Como é que alguém que escreve tantas palavras bem, pode pensar que não vai ser capaz de aprender a escrever. Já escreves muito bem Manel, agora olha para as palavras que não estão bem escritas, lê baixinho para ti e pensa como na próxima já as vais escrever correctamente. Depois acaba de ler o livro e vai brincar com os teus amigos.
Vou é já, Velho. Disseram os olhos sorridentes do Manel.

Sem comentários: