segunda-feira, 22 de outubro de 2012

OS FUTUROS. Outro diálogo improvável

Boa tarde, Maria, venho tão cansada.
Boa tarde Sra. Dra. Está mesmo com um ar cansado.
E a Maria parece triste, passa-se alguma coisa?
É o meu Mário. A Sra. Dra. sabe, ele não é bom aluno, já perdeu o ano duas vezes e lá na escola disseram-me que o queriam pôr numa turma diferente, assim para aprender uma profissão.
Mas isso é bom Maria, ela aprende uma profissão e pode ter uma vida boa. Se não gosta de estudar ...
Pois é Sra. Dra. mas eu gostava tanto que ele estudasse. Eu e o pai, a gente farta-se de trabalhar para ver se ele e a irmã estudavam e tirassem um curso. Nós não estudámos e gostávamos que os nossos filhos fossem alguém.
Ora Maria, para ser alguém não é preciso ter estudos. Aprende uma profissão e pode ganhar um dinheirão. A Maria não vê o que qualquer pessoa pede para vir aqui a casa arranjar qualquer coisa, às vezes é demais.
Eu gostava que o meu Mário fosse assim como o filho da Sra. Dra., o Martim é muito bom aluno e vai estudar até tirar um curso.
É verdade, o Martim é muito bom aluno. Também anda numa escola fantástica, muito boa. É verdade que é cara, mas ele tem muito bons resultados.
Pois é, eu gostava que o meu Mário fosse assim.
A Maria sabe que as crianças não são todas iguais e o Martim sabe que tem de estudar. O pai já lhe disse que precisa dele na empresa para colaborar na direcção. Felizmente que o Martim está a fazer como nós desejamos.
É assim a vida, ela não é sempre como nós gostamos. Olhe Sra. Dra. se o Mário se fizer uma pessoa séria já fico contente. Com tanta desgraça que se vê por aí.
...

Sem comentários: