quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O MANDARIM (普通話)

Lá naquela terra em que acontecem coisas, nos últimos meses têm aparecido notícias sobre algumas instituições de ensino que oferecem aulas de mandarim para crianças. Alguns pais ouvidos em trabalhos da imprensa, referem o impacto e importância futura que pode ter para as criancinhas o ensino do mandarim. O programa de privatizações que tem vindo a ser seguido autoriza esta ideia e consta que Eduardo Catroga também já vai às aulas de mandarim.
Hoje li que uma autarquia lá naquela terra onde acontecem coisas, mais precisamente a autarquia de 聖約翰木 (S. João da Madeira), vai proporcionar a partir de Janeiro de 2013 e em todas as escolas do 1º ciclo, o ensino do mandarim, tendo como objectivo estender o seu ensino até ao 12º ano. Justifica a decisão como uma forma de antecipar futuros contactos comerciais com "o maior mercado da humanidade".
Quando li a notícia fiquei, confesso, perplexo, mas rapidamente pensei que lá naquela terra onde acontecem coisas não nos podemos admirar quando certas coisas acontecem.
E na verdade, quando pensei ainda mais um pouco, comecei a perceber o alcance e a visão de decisões desta envergadura. De facto, um concelho em que todos saibam 普通話 (mandarim) é um concelho a entrar no futuro, um exemplo de antecipação do progresso, um concelho em privilegiadíssima posição negocial. Esqueçam a importância do inglês, do francês ou do alemão, são ferramentas antiquadas e inúteis. O nosso futuro passa pelo "maior mercado da humanidade", a ida de milhares de portugueses para a China e a vinda de milhões de chineses para Portugal, num tráfego infernal de charters, genialmente antecipada por Paulo Futre, exige que depois do português, ou mesmo em vez de, todos nós dominemos o普通話 (mandarim).
Os autarcas de 聖約翰木 (S. João da Madeira) mostram como visão e audácia são o caminho para o futuro.

PS - 我也正在學習 (Também já estou a aprender) - Com o auxílio do tradutor do Google

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh Zé, por falar em orientalices não resisto a enviar-te um link sobre a educação na Coreia do Sul.
É tragicamente interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=Kn4HRDBSuTw

O tal da 4L

Zé Morgado disse...

Podias trocar a identidade de anónimo por um nome, a velhice e a memória colocam várias hipóteses na 4L. Obrigado pelo link, vou ver