segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A RETRIBUIÇÃO DA GENEROSIDADE EM MODO VÍTOR GASPAR

Tive a possibilidade de assistir durante uns minutos à conferência de imprensa da equipa do Ministério das Finanças a propósito da entrega do Orçamento de Estado para 2013 no Parlamento. O documento não apresenta nada de substantivamente diferente do que tem vindo a ser anunciado, embora a discussão e aprovação esteja por fazer. Esperemos para ver mas o prognóstico para a vida da esmagadora maioria das famílias é muitíssimo reservado, sendo que muitas dificilmente sobreviverão mesmo com cuidados paliativos.
A certa altura, alguém da imprensa, vá lá saber-se com que intenção, perguntou a Vítor Gaspar se se sentia remodelável.  O ministro com o tom vagaroso e fino que lhe é peculiar recordou que a composição do Governo é da responsabilidade do Primeiro-ministro e que da sua parte se limitava a retribuir a generosidade e o investimento enorme como lhe chamou que o país fizera na sua educação durante décadas. Desenvolveu o tema durante algum tempo, sublinhando esse seu dever para quem nele investiu, pois a sua educação foi muito cara pelo que, insistiu, deveria retribuir esse esforço colocando-se ao serviço do estado.
Vítor Gaspar é, na verdade, um homem que nasceu para gerir défices, consegue de forma notável identificar o défice criado pelo investimento do estado na sua pessoa e a necessidade de equilibrar esse défice servindo agora o estado ainda que não o faça, naturalmente, pro bono.
Acontece que mais uma vez tenho dificuldade em entender Vítor Gaspar. Vejamos, o estado, nós, investimos durante décadas na sua formação, muito cara como ele afirma e Vítor Gaspar para retribuir, para compensar, tira-nos o quase tudo.
Trata-se de uma estranha forma de retribuição pouco compatível com uma boa educação. Não é nada bonito fazer mal a quem nos fez bem.
O mesmo entendimento de retribuição não informa uma notícia pequena referida no Público, organizar ou participar em manifestações pode representar uma nódoa no currículo e impedir o acesso a emprego. Está mal, alguém que se manifesta pelo que entende ser a defesa do bem de todos deveria ser discriminado positivamente e ter a possibilidade de retribuir o que todos fizeram pela sua educação.
Assim não vamos lá.

Sem comentários: