sexta-feira, 28 de setembro de 2012

TEMOS QUE SER AMIGUINHOS

O Dr. Marques Mendes, uma daquelas pessoas que tendo um longo passado político em funções de relevo, se colocam agora numa espécie de cátedra donde emanam infalíveis ideias e modelos que nunca mobilizaram quando assumiram responsabilidades importantes, defendeu que o Governo deverá construir uma "nova relação com o portugueses", para além de outras considerações como a necessidade de uma "refrescadela de caras, ideias e estruturas". Achei ainda particularmente interessantes as suas afirmações sobre o Parlamento, os "vícios" e "hipocrisia" que o tornam "cada vez menos importante e cada vez tem menos prestígio".
Acho sempre profundamente estimulantes e profundas estas análises dos "senadores" (seja lá isso o que for) sobre um quotidiano de que, aparentemente, desconhecem o essencial, as dramáticas condições de vida de milhões de portugueses e, pior, a desesperança em dias melhores.
Diz então o Dr. Marques Mendes que uma nova relação, com diálogo e pedagogia, é o caminho. Este caminho até será mais fácil com uma "refrescadela" de caras e ideias porque os portugueses vão compreender, são muito compreensivos os portugueses, quando lhes explicam bem explicadinho tudo o que lhes está e vai acontecer e quando lhes dizem que temos de ser amiguinhos.
Não consigo entender porque mistério o Dr. Marques Mendes não compreende que o problema não é de relação, o problema é de razão e o Governo vai perdendo a razão com as sucessivas falhas nos objectivos e políticas que subscreve. O problema não é de pedagogia, os portugueses não são tontos e percebem muito bem o que são políticas que persistentemente lhes levam rendimento e apoios e produzem desemprego, pobreza e exclusão. O problema não é de uma "refrescadela" de caras e ideias, o problema é de mudança substantiva de políticas.
Na verdade, pensando melhor, entendo as afirmações do Dr. Marques Mendes, temos mesmo de ser "amiguinhos" dos nossos amigos, e as suas ideias não refrescaram assim tanto, inscrevem-se na partidocracia em que vivemos e que criou o Parlamento com as características por ele descritas mas que assim é preciso que seja, para tudo continue como está.
Pois é Dr. Marques Mendes, sendo amiguinhos tudo se torna mais fácil.

Sem comentários: