domingo, 23 de setembro de 2012

SUSPENSA A FORMAÇÃO DE ADULTOS. A qualificação só dá trabalho e despesa

Depois de apresentar uma proposta no sentido de enviar obrigatoriamente os miúdos que chumbem duas vezes seguidas ou três interpoladas até ao 2º ciclo para o ensino profissional, o  MEC decidiu suspender o funcionamento das turmas dos Cursos de Educação Formação, justamente cursos com uma componente profissional. Estes cursos são direccionados para gente que com mais de 18 anos, que não tendo concluído o ensino básico ou secundário o possam fazer numa modalidade que concilia ensino escolar com uma componente em contexto de trabalho.
O MEC afirma que a medida de suspensão se verificará até ao estabelecimento de protocolos com o IEFP.
Ao que parece, com a deriva do MEC, a informação disponibilizada às escolas das diferentes DREs nem sempre é coincidente, algumas escolas foram informadas de que os "cursos criados para este ano deveriam ser suspensos até novas orientações" enquanto outras escolas (da área da DREL) desconhecem oficialmente a decisão.
As turmas criadas e agora com o trabalho suspenso, já tinham sido aprovadas pelo MEC que condicionara a sua abertura à existência de financiamento.
Em 2010/2011 frequentaram estes cursos cerca de 56 000 alunos que provavelmente os têm como única alternativa de qualificação, algo de imprescindível nos tempos que correm.
O processo é simples, diz o MEC, "não podem abrir cursos para os quais não exista financiamento", (se não houver financiamento esse pessoal vai polir esquinas e aumenta o risco de exclusão e dificuldade de acesso ao mercado de trabalho),  diz o MEC, "está certo, consideram-se aprovados estes cursos nestas escolas",  (as escolas organizam o ano lectivo nessa premissa), diz o MEC, "alto, está tudo suspenso, é preciso fazer protocolos com o IEFP", (umas escolas sabem disto outras não) e entretanto pára-se tudo.
Estranho? Não, apenas mais um exemplo elucidativo de uma política de rigor, qualidade e excelência e de um ano lectivo que arrancou com toda a normalidade.

Sem comentários: