terça-feira, 18 de setembro de 2012

ATENÇÃO, PROFESSOR EM TRÂNSITO

No DN de hoje pode encontrar-se com chamada a 1ª Página que "Existem professores a dar aulas em mais de 10 escolas". Notável.
No desenvolvimento da notícia é contada a história de um professor que lecciona em 11 escolas e, por acaso, não tem carta de condução pelo que, presume-se, não terá meios próprios de deslocação.
As deslocações para este exercício profissional extraordinário são realizadas sem ajudas de custo embora, como será bom de ver, realizadas com muitos custos, de natureza variada.
Nem sequer me parece relevante atentar na natureza das razões para que tal situação aconteça nem o número de professores que envolve.
Qualquer pessoa minimamente atenta aos fenómenos educativos percebe que situações desta natureza são verdadeiros atentados, em primeiro lugar à qualidade do trabalho e em segundo lugar e não menos importante à estabilidade e dignidade profissional e pessoal das pessoas e às condições em que realizam o seu trabalho.
A austeridade e a necessidade de contenção de despesas há muito que deixaram de justificar boa parte do que está a acontecer no sistema educativo português. Muito do que observamos é pura e simplesmente insustentável à luz de qualquer critério racional.

Sem comentários: