segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ATENÇÃO MIÚDOS, PREPAREM-SE

As férias aproximaram-se rapidamente do fim, creio mesmo que a uma velocidade superior a 24 horas por dia. É agora tempo de começar a pensar na escola, de novo, para a maioria, pela primeira vez, para alguns.
Entretanto, já se iniciou o abastecimento das "toneladas" de material escolar que pelo seu custo fazem encarar a ideia constitucional de escolaridade gratuita com um sorriso amarelo e caro no rosto.
Hoje queria deixar umas notas breves a pensar nos miúdos que vão começar o primeiro ano do resto da sua vida escolar que, esperamos e desejamos, ser tão longa e bem sucedida quanto quiserem e conseguirem.
Os treinos de preparação foram cumpridos. A qualidade da experiência educativa que já tiveram, em creche e no jardim de infância, a qualidade e a disponibilidade da educação familiar, determinam de forma muito forte a posição que cada miúdo vai ocupar na grelha de partida. Como é evidente, uns estarão bem equipados e preparados e outros não. Alguns outros ainda, terão algumas especificidades no seu equipamento que requererão atenção e cuidados especiais por parte de quem os irá receber. Há ainda que considerar que e a equipa pela qual vão correr também tem a sua importância, as equipas melhor colocadas nos rankings, melhor equipadas com técnicos e recursos também favorecem os corredores que agora iniciam as provas.
Acontece que os tempos não me parecem muito favoráveis aos miúdos que têm piores lugares na grelha de partida, os tempos estão para os mais rápidos e excelentes cujo andamento é "atrapalhado" pelos lentos porque conduzem mal ou porque o seu motor não ajuda.
Logo que a prova começar vai perceber-se a diferença de andamento e surgirão as primeiras dificuldades. As equipas de apoio nas escolas e nas famílias, professores e pais, vão, na sua esmagadora maioria, tentar tudo para que não avariem e desistam mas, como disse, o tempo não vai para fracos e lentos, o tempo vai para excelentes. A pressão é para a competitividade e produtividade.
Iremos conversando sobre isto mas, na verdade, é melhor ir preparando os miúdos, a competição vai começar e será a doer.
Boa sorte.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca acreditei tão pouco no futuro deste país. Como mãe portuguesa, só tenho a temer pelo futuro da minha filha.

Apenas um desabafo|

Zé Morgado disse...

Temos que ser optimistas. Pelos miúdos