quinta-feira, 20 de setembro de 2012

87 % DESILUDIDOS COM A DEMOCRACIA. PORQUÊ?

Em sondagem hoje divulgada na imprensa, para além dos dados que se referem à apreciação do governo, figuras partidárias ou intenção de voto, parece-me relevante o facto de 87% dos inquiridos se revelarem desiludidos com a democracia". Embora não seja surpreendente, creio, esta constatação é verdadeiramente preocupante e não pode, não deve, ser encarada sem um sobressalto.
Relembro que em Janeiro deste ano foi divulgado um estudo, "A Qualidade da Democracia em Portugal: a Perspectiva dos Cidadãos" realizado pelo Instituto de Ciências Sociais no qual  56% dos inquiridos entendiam que a democracia é o melhor sistema, 65% se mostravam pouco ou nada satisfeitos com a democracia e de 70,4% entendiam que a crise veio afectar a qualidade da democracia.
Estes dados vão na mesma linha dos dados do Índice da Democracia 2011 do Economist Intelligence Unit, segundo os quais, Portugal passou da situação democracia plena para uma democracia com falhas, o que segundo a análise realizada se deve sobretudo à erosão da soberania associada à crise da zona euro.
Embora me pareça essencial considerar os efeitos que do ponto de vista da soberania assumem as decisões altamente restritivas no âmbito do Programa que nos foi imposto, creio que a soberania já estava sob ameaça pelo actual cenário económico e político. Parece-me no entanto claro, que a degradação da qualidade de vida das pessoas, relembro que a União Europeia alertou para que as medidas de austeridade em Portugal estão aumentar as assimetrias sociais, não pode deixar de influencia a percepção das pessoas sobre a qualidade da democracia.
Por outro lado, creio que a degradação da qualidade da nossa democracia assenta em três questões fundamentais que telegraficamente refiro retomando algumas notas já aqui afirmadas.
Em primeiro lugar, a nossa organização política tem vindo a transformar a democracia política numa partidocracia. A participação cívica e política dos cidadãos depende quase exclusivamente do controlo dos aparelhos partidários. Este controlo, assente no quadro legal e na administração dos interesses pessoais, tem vindo a afastar franjas significativas da população da intervenção cívica e política como atestam os crescentes e elevados níveis de abstenção.
Em segundo lugar, existe uma área do nosso funcionamento cujo mau desempenho contribui decisivamente para a degradação da qualidade da vida cívica. Refiro-me à justiça. De um modo geral o sistema de justiça é percebido como moroso, ineficaz, cheio de manhas e alçapões que acabam por beneficiar os mais poderosos e criar um trágico sentimento de impunidade e desconfiança.
O terceiro aspecto prende-se com os efeitos dos modelos de desenvolvimento económico e político que, apesar de enquadrados numa democracia política, comprometem seriamente uma ideia de democracia económica na medida em que produzem exclusão e pobreza que afecta e ameaça muitos portugueses e que actual situação veio expor de forma dramática.
Sintetizando, do meu ponto de vista, para além de questões de soberania, as verdadeiras causas da degradação da qualidade da nossa democracia remetem para os efeitos da partidocracia, do sistema de justiça e das questões decorrentes da pobreza e exclusão.
Neste quadro, a "desilusão" com a democracia parece-me na verdade algo de preocupante, instalando de mansinho um caldo de cultura favorável à emergência de derivas de natureza não democrática de contornos populistas e demagógicos, produtos altamente perigosos e inflamáveis.
Bons motivos para nos inquietarmos.

4 comentários:

Guilherme Morgado disse...

Nestes momentos tristes e revoltantes não consigo ter discernimento para, com análise calma e objectiva, escrever e transmitir a quem me lê um comentário/análise correctíssima como aquele que aqui descreve. Transcendo-me pela violência, o que é mau. Isto tudo para lhe dizer que gostei muito do seu post. No fundo é assim que penso.

Zé Morgado disse...

A questão é como conseguir alterar.

Anónimo disse...

Para além do título do Público, não explicado pelo miolo da notícia, não encontrei qualquer fundamento para essa afirmação. A jornalista do Público diz que a sondagem "sugere" essa desilusão, sem mais pormenores.

Zé Morgado disse...

Não tive acesso à própria sondagem mas o JN colocou em 1ª página exactamente o mesmo dado pelo creio não ser inferência do Público
http://www.jn.pt/edicaoimpressa/capa.aspx