segunda-feira, 20 de agosto de 2012

OS MIÚDOS QUE EDUCAM OS PAIS

No fim da tarde de hoje, apesar do calor e do protesto do corpo, fiz-me à corrida no Parque da Paz, numa tentativa de enganar a idade.
Já no final da imensidade de quilómetros realizados e quando me preparava para uns exercícios de relaxamento, reparo na brincadeira de duas crianças, um rapaz de uns seis anos e uma miúda mais novita, mas pouco. A brincadeira consistia no retirar dos sacos para dejectos caninos do respectivo dispositivo e ir para um bebedouro tentar enchê-los de água. Quando o conseguiam, as criancinhas rebentavam os sacos que eram abandonados no chão e reiniciava-se o "jogo" com novos sacos.
Acontece que a dois ou três metros, os pais das criativas crianças sentados à sombra assistiam sem um sobressalto à brincadeira.
Depois de alguma hesitação, lá entendi que à luz de uma espécie de responsabilidade social, deveria dizer qualquer coisa. Achei por bem apanhar primeiro os sacos que já estavam estragados no chão e dizer aos gaiatos que já quase não havia sacos para apanhar a produção "canina".
Os paizinhos ouviram e apesar de me terem dirigido um olhar pouco simpático, por assim dizer, lá se dirigiram aos miúdos para que a "brincadeira" terminasse.
Não sei como ficou mas não me admiro que tenha recomeçado.
Ainda mantenho a esperança de que os miúdos consigam educar os pais de modo a que o seu comportamento seja melhor.
Na verdade, acredito que uma das boas maneiras dos pais serem bons pais é estarem atentos aos comportamentos dos miúdos e ajudá-los a perceber o que pode, ou não, ser feito, quando deve, ou não, ser feito e como deve ser feito, quando é caso disso. Nesta perspectiva e na verdade, são os comportamentos dos miúdos que sustentam o comportamento dos pais, os educam.
Talvez estes pais ainda compreendam a tempo que os miúdos, com a "brincadeira" que realizavam, lhes estão a dizer que precisam muito de ajuda para se organizar e perceber a diferença entre uma brincadeira divertida e algo que não deve ser feito.

Sem comentários: