quarta-feira, 22 de agosto de 2012

GENTE ESQUISITA, ESSES INGLESES

Hoje, no calor do Meu Alentejo mas à sombra da pimenteira, falava com um companheiro, o Zé, homem de mil ofícios que fazia aqui uns amanhos no monte e as palavras levaram-nos para as viagens longas de automóvel e a “seca” em que às vezes se tornam.
O meu interlocutor revelou, para minha surpresa devo confessar, que já tinha viajado para Inglaterra ao volante de um carro de transporte de mercadorias.
Comentei as dificuldades dessas viagens pela lonjura e ainda com a particularidade acrescida de ter de circular pela esquerda ao chegar a Inglaterra.
O Zé coloca um ar de concordância e responde, “o problema é que os ingleses são muito esquisitos, querem tudo muito certinho, não se pode parar em qualquer sítio que a gente precise. Andar pela esquerda não me custou nada”.
Pois é, há gente mesmo esquisita, querem fazer as coisas certinhas, são mesmo uns tótós. Não gozam os prazeres de uma vida de tolerância e flexiblidade, por assim dizer, em que, por exemplo, paramos onde queremos ou precisamos. Não sabem o que perdem.
O meu amigo Zé é que os topa, a esses ingleses esquisitos.

Sem comentários: