segunda-feira, 20 de agosto de 2012

GANDA TOURADA

A propósito da realização de uma tourada em Viana do Castelo e da própria "tourada" em que o próprio processo de realização do evento se transformou, algumas notas.
Não vou discutir a questão da existência das touradas. Esta discussão é insustentável num plano racional, o touro é objecto de um tratamento que causa mal-estar e sofrimento e entender esta situação como um espectáculo é algo que me escapa. Por outro lado, o argumento habitual de natureza económica e de preservação da espécie é, do meu ponto de vista, curto, estas questões poderiam ser acauteladas sem a realização de touradas.
Na verdade, a defesa da tourada radica em questões de natureza emocional, cultural, psicológica ou sociológica que entendo mas que não tenho que subscrever.
Devo, no entanto, registar que a tourada é algo que marca de forma recorrente e de há muito todo o nosso universo social, económico e político o que não é de somenos.
De tal maneira isto assim é, que algumas das expressões mais utilizadas pelo povo para analisar o quotidiano são do tipo, “mais uma tourada”, “ganda tourada”, “isto vai dar tourada”, “é sempre a mesma tourada”, etc. Quase sempre, estas touradas implicam danos, de diferente natureza, para cidadãos que, muitas vezes em combates desiguais com os cavaleiros bandarilheiros e toureiros, são profundamente maltratados nestas touradas, nas quais são envolvidos mesmo quando não são aficionados da "festa brava".
Espero a todo o momento a intervenção das Associações Protectoras do Cidadão, para que se tente pôr fim a tais eventos, causadores de sofrimento e embaraço a qualquer cidadão bem formado.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Apocalipse Socialista pós Apocalipse Fascista !...
Mas afinal Salazar tinha razão !... Os insultos e as agressões (que então eram crimes puníveis ...) são os unicos argumentos das pequenas minorias !... Sem verdadeiros sentimentos democráticos , mas servindo-se da Democracia , estas pequenas minorias como importantes franjas eleitorais decisoras face à elevada abstenção e com a caça aos votos dos politicos (v.g. Sócrates e agora Obama...) , conseguem sempre os seus intentos , corroendo a Sociedade , a caminho de um verdadeiro Apocalipse .
P.S.
O voto deveria ser obrigatório para não se cair no absurdo de Cavaco ter sido eleito com menos votos do que aqueles que votaram para ele não ser eleito .