quinta-feira, 12 de julho de 2012

A NOVELA HARDCORE DO RELVISMO

A novela pantanosa e “hardcore” do Relvismo continua. No capítulo da licenciatura de Miguel Relvas na Universidade Lusófona, como dizia há dias citando uma expressão popular, "cada cavadela, cada minhoca", ou seja, cada facto que se conhece é mais despudorado, mais ambíguo, mais desrespeitador de regras éticas e de rigor e qualidade científica que se esperam ver cumpridas.
Começa a ser difícil, apesar de estarmos em Portugal, compreender e aceitar a nauseabunda exibição do Relvismo, uma corrente que consegue levar o despudor, a arrogância e a delinquência ética a patamares de excelência que julgávamos já terem sido ter atingido por outras correntes do pensamento e comportamento políticos mas recentes ou mais antigos.
Lamento todo este episódio que mina a credibilidade do ensino superior privado e faz duvidar de um princípio que, por si é aceitável, o reconhecimento pela academia de que existem saberes e competências que podem ser adquiridas fora da universidade, mas trabalhando mesmo e fazendo prova desses saberes e competências. Fico triste com esta situação mas não surpreendido.
O Professor Alberto Amaral, presidente da Agência de Avaliação e Acreditação para o ensino superior, já expressou publicamente uma fortíssima posição crítica, sublinhando a estranheza sobre o ruidoso silêncio do Ministro da Educação e Ciência, na circunstância um farol e arauto do rigor e da excelência, parece.
Quanto à figura menor de Miguel Relvas, se lhe restasse uma ponta, mesmo que residual, de sentido ético e dignidade, já teria pedido a demissão.
Mas esta coisa de sentido ético e dignidade não se aprende na universidade, muito menos em meteóricas licenciaturas de um ano. Também não é possível adquirir através de equivalências incompreensíveis e habilidosas.
Que mais nos estará reservado antes que a nauseabunda personagem entre em implosão ou a façam implodir. Será que o Primeiro-ministro não compreende o devastador impacto do Relvismo na já debilitada saúde da nossa democracia ou haverá razões que a razão desconhece?

2 comentários:

anónimo paz disse...

Por falar em HARDCORE


Miguel Relvas confessou.

-Tive a minha primeira relação sexual aos 13 anos.

-Bem... na verdade apenas me masturbei, mas deram-me a equivalência!


saudações

Cláudia Anjos Lopes disse...

Muito boa escolha, a de lhe chamar "Nauseabunda personagem".