sábado, 2 de junho de 2012

VÊM AÍ OS EXAMES

A aproximação da realização dos exames nacionais do 6º ano, que pela primeira vez se realizarão com peso na nota final dos alunos, motiva abordagens recorrentes na imprensa, e também me leva a retomar a questão.
O Público de hoje revela algumas preocupações com a natureza dos exames, dada a situação verificada nos testes intermédios de Matemática, em que os resultados foram preocupantes mesmo para alunos e escolas habitualmente com bons desempenhos.
Surgem também algumas referências aos miúdos e à sua ansiedade face à realização de exames. Do meu ponto de vista, esta não é uma questão, os miúdos estão habituados a realizar tarefas escolares de avaliação de conhecimentos. O que pode ser gerador de ansiedade em alguns miúdos é o discurso de alguns adultos, pais ou professores, e a pressão criada por esses discursos.
A questão central, peço desculpa pela insistência, no papel e função de exames nacionais obrigatórios e com peso no trajecto dos alunos, situação que não se verifica em boa parte dos países com bons resultados escolares.
Não estando, evidentemente, em discussão a importância, a vários níveis dos exames, escapa-me como o seu aumento produza, só por si, qualidade e mudança. Os discursos que oiço na defesa dos exames não explicitam os ganhos de que aí advirão em termos de qualidade. Há semanas, a Secretária de Estado do Ensino Básico afirmava em profunda reflexão que é importante que os meninos se habituem a realizar provas de conhecimento. Sem dúvida, mas para isso são necessários exames nacionais?
A introdução dos exames como panaceia da qualidade promove, do meu ponto de vista, o risco do trabalho escolar se organizar centrado na preparação dos alunos para a multiplicidade de exames que realizam, ou seja, como me dizia há tempos um professor do ensino secundário, "o trabalho com os alunos é muito interessante mas a partir de certa altura sou eu e eles contra os exames". Tal facto é também reconhecido em Relatório recente da OCDE sobre a avaliação no sistema educativo português.
A qualidade promove-se, é certo e deve sublinhar-se, com a avaliação rigorosa e regular das aprendizagens, naturalmente, mas também com a avaliação do trabalho dos professores, com a definição de currículos adequados e de vias diferenciadas de percurso educativo para os alunos sempre com a finalidade de promover qualificação profissional, com a estruturação de dispositivos de apoio a alunos e professores eficazes e suficientes, com a definição de políticas educativas que sustentem um quadro normativo simples e coerente e modelos adequados de organização e funcionamento das escolas, com a definição de objectivos de curto e médio prazo, etc. O problema é que de há muitos anos a educação anda à deriva das agendas políticas.
A defesa de exames nacionais, logo no 4º e 6º anos, obrigatórios e com peso na nota final, como muitas vezes é feita, corre o risco de sustentar um discurso demagógico, as referências a exigência e a rigor vendem bem, que deixa de lado os aspectos mais essenciais, a necessidade de promover qualificação para todos, sublinho todos, os alunos. Esta qualificação pode obter-se em diferentes níveis, desde o curso profissionalizante de curta duração até ao doutoramento.
E nesta perspectiva, continuo pouco convencido da imprescindibilidade destes exames assim estruturados.

Sem comentários: