quarta-feira, 30 de maio de 2012

OS MIÚDOS DE TRAPOS

Eu e, provavelmente, alguns de vós, somos do tempo das bonecas de trapos e das bolas de trapos. Estas bonecas e bolas eram construídas a partir dos trapos velhos, das sobras, e substituíam as bonecas e bolas construídas em materiais mais nobres, bem mais caros,  apenas acessíveis a alguns, a quem tinha, por assim dizer, famílias mais favorecidas,  recorrendo a um termo que sempre achei curioso, tal como o seu contrário, as famílias desfavorecidas. Estas bonecas e estas bolas tinham uma característica notável, eram extraordinariamente resistentes aos tratos, todos os tratos, que lhes dávamos, o que nem sempre acontecia com os materiais mais sofisticados.
Os tempos e as mudanças a vários níveis deixaram fora de uso as bonecas e as bolas de trapos. No entanto, continuam a existir e, dramaticamente em risco de aumentar, os miúdos de trapos.
Estranharão a designação mas, na verdade, existem muitos miúdos, maiores e mais pequenos que se constroem e são construídos a partir de "trapos", de sobras. São feitos com os trapos, as sobras, dos afectos  de famílias que não os desejaram, apenas os suportam e deles não cuidam.
São miúdos, maiores e mais pequenos, que se constroem e são construídos com os trapos, as sobras dos materiais que não chegando para todos, faltam mais aos mais vulneráveis e que menos exigem.
São miúdos, maiores ou mais pequenos, que se constroem e são construídos com os trapos, as sobras, da atenção de uma escola tão carregada, tão pressionada que não chega a todos e repara mais facilmente nos que são construídos com materiais de melhor qualidade.
São miúdos, maiores e mais pequenos, que se constroem e são construídos com trapos, sobras, de políticas que se chamam sociais, educativas, de família,  de justiça, etc., que se esquecem do supremo interesse da criança.
No entanto, curiosamente, estes miúdos de trapos, mantêm, quase todos, a característica notável das bonecas e bolas de trapo, são também resistentes aos tratos, todos os tratos, que lhes damos. Aos miúdos de trapos.

Sem comentários: